Aracaju participa de encontro nacional sobre saúde da criança

Saúde
03/10/2017 16h49

Defendendo a integridade das ações voltadas para a saúde da criança desenvolvidas em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está presente no XI Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde da Criança e VII Seminário Nacional de Políticas Públicas em Aleitamento Materno. Os eventos acontecem em Brasília até a próxima quinta-feira, 5, e contam com a participação de gestores de diversos estados e municípios de todo o país.

O objetivo é realizar o planejamento estratégico de ações para a saúde da criança, a partir da criação de uma agenda de articulação entre estados, municípios e Ministério da Saúde, garantindo recursos para qualificação dos eixos da saúde infantil. “Esses encontros representam um movimento importante para o Programa Saúde da Criança, porque a partir deles nós conseguimos muitos avanços e também aproximamos o Brasil como um todo, com todos os estados falando uma mesma linguagem. As propostas e intervenções de trabalho começaram a ser pensadas em conjunto, além do grande legado que foi a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança [PNAISC] no âmbito do Sistema Único de Saúde [SUS]”, explicou Rita Bitencourt, coordenadora do Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da SMS, que está em Brasília.

Ainda de acordo com a coordenadora, a PNAISC foi instituída em 2015 após quatro anos de uma construção coletiva, realizada justamente durante esses encontros. A política reúne um conjunto de ações programáticas e estratégias para o desenvolvimento da criança em todas as etapas do ciclo de vida, e se somam às iniciativas e diretrizes das políticas públicas universais desenvolvidas pelo SUS.

Durante o encontro deste ano, também serão debatidos assuntos como mortalidade infantil, política da primeira infância, além da QualiNEO, uma estratégia lançada este ano pelo Ministério da Saúde, que visa diminuir a mortalidade neonatal e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste.