WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Debate sobre violência doméstica conta com participação da Fundat

03/10/2017 - 17h13
clique para ampliarA reunião aconteceu no CRM da Barra dos Coqueiros. Fotos: Ascom/Fundat
clique para ampliarA coordenadora do CRM, Edênia Francisco
clique para ampliarA diretora de Empreendedorismo, Rosana Amaral
clique para ampliarA coordenadora de Políticas para Mulheres, Maria Teles
clique para ampliarParticipação da Fundat no dia D

Envolvida em diversas vertentes de apoio aos públicos em situação de vulnerabilidade social, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho dá mais um passo em apoio ao cidadão aracajuano. Neste ano, a Fundat ingressa uma rede de suporte às mulheres vítimas de violência doméstica, promovida pelo Centro de Referência da Mulher (CRM), situado na cidade da Barra dos Coqueiros. A ideia é unir os Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas) da Grande Aracaju, a fim de debaterem mensalmente sobre formas de acolhê-las nos âmbitos psicológico, social e jurídico.

De acordo com a coordenadora do CRM, Edênia Francisco, o objetivo da rede é promover um diálogo entre os integrantes, a fim de oferecer uma assistência sólida e oportunidades a essas mulheres. "Em cada cidade, queremos tratar de uma temática a respeito do assunto. Na Barra, o tema escolhido para falarmos foi resolutividade de casos e de que maneira é possível qualificar e encaminhar as mulheres em situação de risco ao mercado de trabalho", explica Edênia, enfatizando a indispensabilidade da Fundat na construção desta abordagem. "Queremos oferecer a elas, autonomia e uma chance de trabalho. É de suma importância abraçar essas mulheres", diz.

Ela ainda ressalta que a existência das coordenadorias incentiva as mulheres a buscarem auxílio. "Sem elas, as mulheres teriam ainda mais dificuldades de pedir ajuda, existimos para que elas se sintam protegidas e acolhidas e não se sintam intimidadas. Elas sentem-se acolhidas quando sabem que tem apoio. O nosso papel também é buscá-las, irmos atrás e ampará-las", conclui.

Presente na roda de conversas, a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, explicou sobre as possibilidades de acesso ao campo profissional que a Fundação pode disponibilizar a esse público. "Precisamos realizar um estudo profundo a respeito do perfil dessa mulher e das necessidades mais urgentes delas para que possamos proporcionar uma estrutura necessária que envolve, inicialmente, a qualificação, seguida do encaminhamento ao mercado de trabalho ou ao empreendedorismo. O nosso desejo é torná-las independente financeiramente", destaca Rosana, reforçando que esta é uma política inserida no planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Fundat.

Para a coordenadora de Políticas para Mulheres da Semasc, Maria Teles, que também esteve presente, é fundamental que se combata, urgentemente, esta situação. "Precisamos dar as mãos. Se não houver unidade e sentimento de união, ficaremos no caminho porque a resistência é forte, não podemos trabalhar sem engajamento", acrescenta Maria Teles.

Fundat no Dia D

Preocupada em oferecer oportunidades de inclusão social, a Fundat esteve participando, no fim do mês de setembro, do Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência, mobilização nacional voltada a promover a inserção desses cidadãos e dos reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social no mercado de trabalho. No Estado, a ação aconteceu na Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH) e contou com a participação de vários órgãos parceiros. Na ocasião, a Fundat apresentou aos presentes os serviços de oferta de cursos gratuitos, intermediação de mão de obra, por meio do cadastro de currículo, formalização e oferta de microcrédito para o Micro Empreendedor Individual (MEI).

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital