Alunos têm tarde lúdica sobre preservação do meio ambiente

Agência Aracaju de Notícias
03/10/2017 18h17

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape, localizada no bairro Siqueira Campos, chegaram ao Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, entusiasmados.  A tarde desta terça-feira, 3, foi de ensinamentos e diversão. As 38 crianças dos 2º e 3º anos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente e a importância dele para a sociedade.

O analista ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Luciano de Gois Santos, foi quem guiou a visita dos alunos. Ao chegar ao local, a turma fez um alongamento, recebeu orientações e depois seguiu rumo ao passeio. Ela nem imaginava o que ainda estava por vir. "Durante o passeio, as crianças vão encontrar personagens curiosos. O primeiro é a fada. Ela quer voltar ao mundo mágico do Ujacara, que significa Aracaju ao contrário. Para isso, ela precisa encontrar as chaves e os amigos. As crianças viajam nessa aventura que é muito divertida", contou.

Os personagens que estavam espalhados no parque são atores do grupo de teatro da Sema. Eles trabalham de forma lúdica para contribuir com o aprendizado das crianças. A ideia é plantar a sementinha do meio ambiente. "A gente fala muito em nossas ações sobre a importância das árvores para o ambiente urbano e natural. Destacamos também a necessidade de termos espaços como esse para o bem estar da população. Esse tipo de atividade é muito gratificante. É maravilhoso ver a alegria e a participação das crianças", afirmou o analista ambiental.

Caminho

A cada passo das crianças, uma descoberta. Elas conheceram, através das brincadeiras, árvores nativas da Mata Atlântica, como o ipê rosa. Além disso, visitaram o horto, onde são cultivadas várias espécies. Para a aluna do 3º ano, Vivian Reis dos Santos, a visita foi bastante proveitosa porque ela teve a oportunidade de ver na prática o que as professoras ensinam na sala de aula. "Eu vi de perto as ervas que podem ajudar na saúde das pessoas, como o chá de boldo que tem lá na minha casa. Eu aprendi também como curar uma gripe com remédio natural, sem ir à farmácia", contou Vivian de nove anos de idade.

A aluna Mayara de Oliveira Santos, de oito anos de idade, do 3º ano, também  ficou feliz com o passeio no parque. Ela prestava atenção em tudo, principalmente nos ensinamentos dos atores do grupo de teatro da Sema. "Achei muito divertido. Foi legal demais, principalmente a hora que apareceram a fada e "seu Alecrim". A gente aprendeu bastante. Quero voltar outras vezes", disse, fazendo referência aos personagens do grupo teatral.

De acordo com a coordenadora da Emef, Rita Luzia Ribeiro, as ações desenvolvidas fora do ambiente escolar proporcionam excelentes resultados. Os alunos além de vivenciarem momentos bacanas de contato com a natureza,  aprendem na prática os ensinamentos do dia a dia. "Os alunos amam essas atividades fora da sala de aula. Recentemente, visitamos o Oceanário e percebemos que a resposta quando vamos a esses locais são positivas. Por isso, buscamos sempre essa aula ao ar livre", destacou.