Unidades de Saúde promovem ações para comemorar o mês do idoso

Saúde
04/10/2017 16h08

Neste mês de outubro, quando se celebra o Dia Internacional do Idoso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) preparou uma agenda com diversas ações que estão sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju. Na manhã desta quarta-feira, 4, as atividades foram realizadas pelas equipes da  USF Fernando Sampaio, no Castelo Branco, e da USF Augusto Franco,  com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa, e também de celebrar a longevidade.

A Associação de Moradores do Castelo Branco foi o local escolhido pela unidade Fernando Sampaio para a ação. O dia começou com um café da manhã saudável, oferecido ao Grupo de Idosos  “Jovens há mais tempo”, e os participantes também puderem aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia capilar e sessões de alongamento com a orientação da fisioterapeuta Andrezza França Pinto.

“As atividades foram comandadas pela equipe da USF, em parceria com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que fazem parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde). "Trouxemos aqui hoje os serviços que consideramos de maior necessidade para esse público, já que a maioria dos idosos sofrem de hipertensão ou diabetes”,  explicou a enfermeira Ana Gambardela.  

Aos 64 anos de idade, dona Jovelina Azevedo fez questão de acordar cedo para participar da ação. Há 15 anos ela integra o grupo “Jovens há mais tempo”, e foi a partir daí que ela enxergou uma nova forma de viver. “Esse grupo representa a recuperação da depressão que eu entrei depois da minha aposentadoria. Faço questão de participar de todas as atividades porque estar ao lado dos meus amigos e interagir com eles é também uma forma de cuidar da minha saúde”, revelou.

Já no Augusto Franco, as atividades promovidas pela equipe da USF aconteceram no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Os idosos do grupo “Conte Conosco” participaram de uma roda de conversa sobre prevenção de quedas na terceira idade, e também fizeram exercícios com os acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal. A coordenadora do Programa Saúde Adulto/Idoso da SMS, Patrícia Ribeiro Rocha, esteve presente no encontro e ressaltou a importância dos bons hábitos para um envelhecimento saudável.

“O Brasil envelhece de forma rápida e intensa, e isso nos conduz a encarar novos desafios. Precisamos entender as especificidades do processo de envelhecimento e, para tal, promovemos a construção de políticas que garantam a integralidade das ações voltadas à pessoa idosa. Tratar o tema com a importância que ele requer tem impacto direto no aumento da expectativa de vida e da busca por um envelhecimento saudável”, destacou Patrícia, acrescentando que ainda este mês serão entregues a Caderneta do Idoso, instrumento fundamental para facilitar o processo desses trabalhos, pois auxilia na construção da linha de cuidado voltado ao idoso.