Programa de Recapeamento melhora mobilidade do Santa Maria

Obras e Urbanização
04/10/2017 17h15

Iniciado há menos de um mês o Programa de Recapeamento Asfáltico já modifica a paisagem urbana do primeiro local contemplado com a iniciativa: o Santa Maria, um dos maiores e mais populosos bairros de Aracaju. Quem passa pela avenida Alexandre Alcino, que corta grande parte do núcleo residencial, observa o aparato composto por máquinas, equipamentos e operários da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que trabalham na aplicando dezenas de toneladas de asfalto ao longo da via.

Os motoristas já sentem a diferença. A nova camada asfáltica está sendo implantada com material a base de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), revestimento indicado para áreas urbanas, nos locais em que o antigo pavimento estava comprometido. Nesta quarta-feira, 4, o Programa avançou em outro trecho, sendo aplicadas cerca de 40 toneladas de asfalto. Durante os trabalhos os motoristas puderam optar por trafegar tanto pelo local em obras ou por outras artérias existentes no bairro.

No entanto, antes da intervenção os engenheiros da Emurb fazem estudos estrutural e funcional das condições do pavimento. O objetivo destas análises é a coleta de dados da condição da superfície pavimentada para que sejam definidas as opções de restauração apropriadas.

Numa avaliação funcional, é observado se a via pública apresenta buracos e crateras, rachaduras, deformações definitivas ou superficiais. Em relação à estrutura, observa-se possíveis desníveis na superfície sob carga ou a presença de bacias de deformação. Como no caso da Alexandre Alcino os dois diagnósticos são possíveis, o trabalho vem sendo feito em pontos localizados, garantindo que o recapeamento restabeleça as condições originais da avenida.