Ocupe a Praça chega à sua 10ª edição e se consagra com sucesso de público

Cultura
05/10/2017 07h59

Um evento já consolidado no calendário aracajuano. Assim podemos definir o Ocupe a Praça, que chegou à sua 10ª edição na noite desta quarta-feira, 4. O projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), reuniu centenas de pessoas na Praça General Valadão para prestigiar o lançamento do Cine Rio Branco e acompanhar as apresentações do grupo Ibura (SE), Som na Rural (PE) e Bongar (PE). 

“Podemos, sim, afirmar que o Ocupe a Praça já se consolidou. Nesta 10ª edição, com esta programação sensacional e com público que compareceu, podemos dizer que ocupamos a praça literalmente. Isto é muito importante porque foi uma das missões que nos foi dada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que é ocupar esta área do Centro Cultural e da Praça General Valadão com uma agenda de eventos que fizesse os aracajuanos utilizar este equipament. Temos o Ocupe, o Quinta Instrumental e em breve lançaremos mais um projeto de ocupação voltado para o teatro”, destacou o presidente da Funcaju, Silvio Santos. 

O Ocupe a Praça acontece sempre na primeira e na última quarta-feira de cada mês e sempre com um tema diferente, mas com a mesma proposta de unir diversos tipos de arte como música e dança com o audiovisual. 

“Mostrando que realmente estamos ocupando a praça. Já são 10 edições realizadas e o público está acompanhando, comparecendo, curtindo e vivenciando o Centro de outra forma. Conseguimos o objetivo da Funcaju e da Prefeitura em revitalizar o espaço público. Um espaço bacana, gostoso de freqüentar e que esteve adormecido durante quatro anos. Esta nova gestão já mostra para o que veio no primeiro ano”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Produção Digital, Carolina Westrup. 

Idealizador do projeto Som na Rural, que ficou conhecido nacionalmente através de um programa veiculado semanalmente na TV Brasil e circula há cinco anos levando a tradição e a cultura nordestina por onde passa, Roger de Renor elogiou bastante o Ocupe a Praça. “Poder falar bem de gestão pública é uma coisa que a gente sempre deseja. Em Recife, as ocupações de praças são feitas geralmente em protestos com perseguição da polícia e proibição de ambulantes. Lá, nós vamos para a praça para exigir o direito à praça e aqui, não, aqui é diferente. É muito legal você vir para um evento onde a gestão pública está em sintonia com as pessoas para que elas habitem o centro da cidade, as praças e os órgãos públicos”, revelou Roger.  

Questão que também foi valorizada por Guitinho da Xambá, vocalista do grupo Bongar, de Recife. “É uma ação muito feliz e em um em que o país passa por uma confusão política. Ocupar estes espaços e torná-los vivos com a cultura é apontar para a sociedade formas de integração entre espaço público e pessoas. Uma ação como essa tem a intenção de dizer que nós seres humanos não perdemos a guerra. Esta ação do Ocupe a Praça é maravilhosa e estamos muito felizes em poder participar e estarmos aqui compartilhando esse momento”, avaliou o vocalista da Bongar. 

Entre o público presente na Praça General Valadão, políticos e autoridades também compareceram para prestigiar o evento. O secretário de Governo, Carlos Cauê, parabenizou o evento da Funcaju e destacou a revitalização do centro da cidade com arte e cultura. “Uma iniciativa muito positiva e reveladora da sensibilidade que hoje ocupa a Prefeitura de Aracaju na área da cultura. Esta aproximação de espaços públicos com as pessoas tem se tornado muito importante para esta vertente da cultura de rua. A Funcaju está proporcionando uma revitalização de um espaço que estava abandonado e carente, mas agora possui uma presença ativa com a arte e cultura como um instrumento muito importante para dar vida a um espaço como esse”, argumentou Cauê. 

Para o secretário da Comunicação de Aracaju, Luciano Correa, o Ocupe a Praça ganhou uma importância para diversos segmentos e coloca a Prefeitura como protagonista na criação de um roteiro cultural na cidade. “Um evento que tem uma importância para várias pessoas. Primeiramente para este público bacana, alternativo e que precisa se encontrar em algum lugar. As políticas culturais careciam disso e é preciso renovar e mobilizar esta juventude. A existência de eventos como este possui uma função social e cultural também para promover a exibição de talentos nas mais variadas artes. Um verdadeiro palco público que cria um roteiro cultural para Aracaju e a Prefeitura é a protagonista deste encontro, desta retomada de um movimento de vanguarda na cultura aracajuana”, destacou o secretário. 

Cine Rio Branco

Além da apresentação do grupo sergipano Ibura, do pernambucano Bongar e a Som na Rural, o público também lotou a sala de exibição do Centro Cultural para o lançamento do documentário Cine Rio Branco, um curta feito por sergipanos com o apoio do Núcleo de Produção Orlando Vieira. O filme conta a história do antigo cinema fundado em 1927, em Nazaré, na Bahia, com uma metalinguagem diferenciada onde a história de um cinema é mostrada dentro do cinema e exibido em salas de cinema. 

A realizadora audiovisual sergipana Fernanda Almeida foi diretora de arte do curta e também falou sobre a importância do Ocupe a Praça. “O Ocupe a Praça é um evento que fortalece o audiovisual e a cultura sergipana. Como realizadora audiovisual vejo que ele fomenta mais e divulga o cinema local aqui, onde o sergipano tem a oportunidade de conhecer as suas próprias obras. O Cine Rio Branco não foi gravado em Sergipe, mas a maioria dos seus realizadores são sergipanos e essa exibição enaltece o nosso trabalho”, disse. 

Fernanda também destacou o apoio do Núcleo de Produção Digital na realização do documentário. “O NPD deu um grande apoio para a produção deste filme cedendo os equipamentos para a gravação. Então, aqui nós temos equipamentos, a atenção da coordenação e ainda conseguimos exibir o nosso trabalho na sala de cinema. Aqui, o realizador audiovisual tem uma grande abertura para mostrar o seu trabalho”, enalteceu Fernanda. 

A próxima edição do Ocupe a Praça acontece no dia 25 de outubro, no Centro Cultural de Aracaju e na Praça General Valadão.