Assistência e Instituto Menino Jesus fecham parceria sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Assistência Social e Cidadania
05/10/2017 14h58

Em uma ação integrada entre poder público e terceiro setor, a Secretaria Municipal da Assistência Social fechou uma parceria com o Instituto e Creche Menino Jesus, localizado no bairro São Carlos, para a realização de atividades que possam beneficiar a população do entorno. Dando início a estas ações, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, uma oficina de Segurança Alimentar e Nutricional com as crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos atendidos no local. 
 
De acordo com a diretora do instituto, Lucinda Melo, a ideia surgiu diante da necessidade do Instituto aumentar a oferta de serviços realizados. “Nós procuramos a secretaria, que demonstrou um grande interesse em nos ajudar. Firmamos esta parceria e pretendemos, com a ajuda da Prefeitura, realizar oficinas, rodas de conversa e até cursos com a comunidade. A previsão é de que essa união seja estendida às outras secretarias”, explicou.
 
Com olhos atentos e com fome de conhecimento, meninos e meninas aprenderam sobre melhores práticas alimentares e como reconhecer quais os produtos podem ser prejudiciais à saúde, como alimentos processados, embutidos e industrializados. Para a nutricionista Tatiana Canuto, a educação é essencial para a criação de bons hábitos. “Quando ensinamos essas crianças e adolescentes, estamos plantando uma semente dentro da mente deles, fazendo com que eles levem essas informações para dentro de casa e compartilhem com a própria família”.
 
Com uma alimentação não muito diversificada, Christian Rodrigues, de 13 anos, disse que o que aprendeu vai ensinar para a mãe e os irmãos. “Minha mãe trabalha fora e deixa o almoço pronto para a gente. No resto do tempo, a gente come biscoito e salgadinhos. Mas agora eu aprendi que temos que comer mais frutas, legumes e frutas”.