Alunos veem no curso de frentista possibilidade de inserção no mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2017 08h49

O interesse em se qualificar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho é constatado no curso de frentista, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Dezoito alunos integram a turma da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Santa Maria, localizada na zona Sul da capital. O curso tem carga de 160 horas, entre aulas teóricas e práticas.

Aos 33 anos de idade, Maxwell Fonseca faz questão de passar adiante o que aprendeu ainda na adolescência. Ele trabalha como mecânico há pelo menos 17 anos em uma oficina que fica ao lado da UQP. "Eu fico muito feliz por ensinar o que sei. É muito legal ver o interesse desses alunos. Eu mostrei para eles como se faz a troca de óleo, de filtro, para que serve o filtro e mostrei também a parte de funcionamento da refrigeração", contou animado.

Para o coordenador da Unidade do Centro de Qualificação Profissional Santa Maria, Divonsir Fernandes dos Santos, as aulas são bem interessantes. Os alunos veem na prática o que aprenderam em sala de aula, através da narrativa de profissionais, a exemplo de mecânicos, que já atuam na área. "É um curso muito procurado pela comunidade, pois é bem dinâmico. Sempre oferecemos essa opção e as turmas são cheias", disse.

Aprendizado

Segurança no trabalho, ética profissional e a forma correta de atender o cliente são apenas alguns dos pontos abordados no curso. De acordo com a instrutora de formação profissional do Senac, Edelfrancla Gomes, o objetivo é formar bons vendedores de serviços. Para isso, trabalha bastante com aulas práticas para que essa formação seja eficaz. "Ser frentista é apenas atender o carro, mas ser vendedor de serviço é muito mais. É preciso ter domínio de pista, é saber convidar o cliente para abastecer, é direcionar o cliente até a bomba, é oferecer um serviço completo e com qualidade", destacou.

Lenalda dos Santos Novais está há três anos desempregada, encontrou no curso uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho. Para ela, a qualificação é fator determinante na hora de conquistar uma vaga. "Eu estou adorando o curso. Todos os dias, a gente aprende algo novo. Hoje mesmo, viemos para uma aula diferente. Estamos aprendendo a mexer nos carros. Está sendo muito bom. Espero que depois daqui, eu consiga um emprego porque a qualificação eu busquei", colocou.

Ernando Santos de Jesus trabalha como frentista há pouco mais de dois meses. Procurou o curso para melhorar ainda mais o atendimento que oferece ao cliente. "As pessoas precisam buscar qualificação para ter uma oportunidade. Felizmente comigo, ocorreu o inverso. Primeiro veio o emprego e agora estou estudando para fazer o meu melhor. Eu quero sair daqui com meu certificado na mão e a sensação de dever cumprido", afirmou.