Aracajuanos conquistam maior acesso a serviços da Proteção Básica do município

Assistência Social e Cidadania
06/10/2017 10h33

A ampliação do acesso aos serviços da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, através dos equipamentos da Proteção Social Básica, tem se concretizado como uma conquista da população aracajuana. No balanço das principais ações até o final do mês de julho deste ano, ficou comprovado o aumento significativo de atendimentos, atividades e cadastros das famílias, dando acompanhamento a situações que abrangem o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). 

Um dos grandes destaques foi o aumento do número de atendimentos individualizados, com um indivíduo ou com a família, que chegou a 50.433 intervenções. Já o número de famílias acompanhadas saltou de 550 em janeiro para 952 em julho nos dezesseis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Já as intervenções em grupo teve um acréscimo de aproximadamente 576%, com um salto de 26 para 176 famílias participando das atividades.  

Temas importantes também foram debatidos nos equipamentos, com foco na prevenção, acolhida, orientação e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Em caráter continuado, com formato de oficinas, rodas de conversa e palestras, foram abordados assuntos como: respeito às diferenças e equidade racial, prevenção a depressão na terceira idade, enfrentamento ao trabalho infantil e à violência contra a mulher, identidade regional e valorização da cultura nordestina. 

“Desde que assumimos a gestão tivemos o compromisso de qualificar nossos serviços e reconstruir os vínculos com a comunidade e também com os trabalhadores da Assistência. Temos conseguido avançar, contando especialmente com o empenho dos trabalhadores que compreendem que o trabalho da ponta, aquele realizado através do atendimento direto à população nos equipamentos requer criatividade e uma constante inovação na forma de ofertar os serviços. Buscamos oferecer, na medida do possível, o melhor serviço para a nossa população, pois compreendemos que a Assistência Social precisa ser uma política pública garantidora de direitos e uma ferramenta de transformação social”, afirma a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino. 

De acordo com Inácia Brito, diretora de Proteção Social do SUAS, a secretaria também tem buscado possibilitar o acesso à informação e o reconhecimento dos usuários como sujeitos de direitos. “Nós estabelecemos uma linha de trabalho que é muito voltada para a prevenção. Estamos atuando no sentido de levar informações para a população para que ela tenha conhecimento dos seus benefícios e seja empoderada”, ponderou.

Inácia Brito ainda falou sobre como é realizado este processo. “O nosso público prioritário é referenciado no Bolsa Família ou em maior situação de vulnerabilidade social. Essa triagem é feita por meio do Cadastro Único, com Busca Ativa em campo por meio das equipes do equipamento ou até mesmo com a apresentação espontânea, que é aquela onde o indivíduo ou a família procuram a unidade de referência para solicitar algum auxílio”, finalizou. 

Atendimento a crianças e adolescentes

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Segundo a coordenadora da Proteção Básica de Aracaju, Lara Santos, nos nossos equipamentos são desenvolvidas atividades socioeducativas, com temas transversais, que visam trabalhar a potencialidade do território e dos usuários na perspectiva da prevenção para que eles não venham a sofrer violação de direitos, explicou.

Atualmente a Assistência de Aracaju atende 759 crianças e adolescentes entre três e 17 anos de idade.