Defesa Civil de Aracaju realizará workshop para apresentar estratégias de segurança direcionadas à Zona de Expansão

Defesa Social e Cidadania
06/10/2017 09h43

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec/Aracaju), promoverá, no dia 10 de outubro, um workshop e um simulado de bancada referente ao Plano de Evacuação da Comunidade da Área Industrial da Zona de Expansão de Aracaju (PEC/AIZEA).

Realizado conjuntamente com a Petrobras e a Nacional Gás, o evento tem caráter preventivo e educativo e é voltado às comunidades, órgãos públicos e empresas da vizinhança. O objetivo é abordar  medidas de segurança a serem adotadas em caso de incidentes que possam ocorrer no polo industrial da região.

Uma das palestras ministradas terá como tema o "Plano de Evacuação da Comunidade: a experiência do Estado do Rio de Janeiro e boas práticas para minimização de riscos", que possibilitará a interação com especialista que possui amplo conhecimento em contingência. Também será realizada explanação sobre as práticas dos Núcleos Comunitários - NUDECs, além do histórico do plano de evacuação da comunidade Polo Atalaia. 

Para ilustrar a operacionalização do plano, haverá exposição de uma maquete eletrônica e de um vídeo interativo. Por meio dessa representação, será possível visualizar as indicações dos caminhos a serem percorridos para execução do PEC e os pontos de encontro mais próximos da população.

PEC/AIZEA

As atividades de produção industrial na Zona de Expansão, que envolvem a produção e escoamento de petróleo e gás natural, produtos inflamáveis ou submetidos a altas pressões e temperatura, levaram à elaboração do plano. O objetivo é sistematizar e padronizar a evacuação da comunidade, assim como minimizar o pânico causado por alguma emergência, que possa vir a ocorrer.   

As ações preventivas levam em consideração a comunidade inserida na circunferência com 1.000 metros de raio traçados a partir da esfera do armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na área da Petrobras.

Os procedimentos operacionais do PEC/AIZEA devem ser cumpridos pelas equipes das empresas geradoras de risco da região, assim como entidades públicas participantes, incluindo organizações comunitárias e órgãos de governo.  

Participantes

Participarão do evento os representantes de órgãos que integram o comitê executivo do PEC, entre eles estão: Defesa Civil Aracaju, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros de Sergipe, Nacional Gás, Petrobras, Polícia Militar do Estado de Sergipe - Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PMSE/BPRV), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), representantes da comunidade da área de abrangência do PEC. Também estarão presentes os membros do Comitê Consultivo e demais convidados.

Imprensa

Para ter acesso ao local do evento é necessário confirmar presença através do e-mail cadastro.imprensa@gmail.com. É preciso indicar o nome do veículo de comunicação, número de profissionais, nome completo de cada um e RG.

Na manhã da terça-feira, 10, às 7h30 será realizado o credenciamento e, pontualmente, às 8h, os representantes das organizações estarão disponíveis para as entrevistas, que ocorrerá até as 8h30. Em seguida, terá início a programação.

Serviço

O quê: Workshop para apresentação do Plano de Evacuação da Comunidade da Área Industrial da Zona de Expansão de Aracaju (PEC/AIZEA)

Quando: 10 de outubro de 2017

Horário: 7h30 às 12h

Local: Auditório da Petrobras , na Av. Melício Machado. Km 2, s/nº - Atalaia.

Contato: 98114-6094 (Ascom/Semdec)