Meio ambiente: secretário apresenta à Câmara ações realizadas e projetos futuros

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2017 14h10

O trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) tem sido, a cada dia, mais reconhecido pela sociedade. Na manhã desta sexta-feira, 6, o secretário municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana, participou de uma sessão especial na  Câmara de Vereadores de Aracaju e explanou sobre o que vem sendo feito pelos biomas da cidade desde o início da atual gestão.

A sessão especial aconteceu em homenagem ao Dia da Natureza, comemorado no último dia 4 de outubro, e o convite para participação do secretário partiu do vereador Américo de Deus (REDE). "Essa é a terceira vez que sou convidado pela Câmara de Vereadores para falar sobre temas referentes ao meio ambiente. Eu acho que o trabalho da Prefeitura, através da Sema, está surtindo efeito e a população e os próprios parlamentares estão sensíveis a essa atuação", afirmou o secretário César Viana.

Em sua fala, o secretário destacou as principais ações da pasta durante a atual gestão, como o Programa de Arborização, que já plantou quatro mil árvores na cidade, e o programa Nosso Pomar, em escolas municipais. César Viana também falou sobre o tombamento de duas árvores no bairro Inácio Barbosa e o que ainda está por vir, como o projeto Amigo Animal, em parceria com a vereadora Kitty Lima (Rede), e o projeto Praia Limpa, que será lançado no próximo dia 28.

"Todo mundo associa ao poder público a responsabilidade pelo meio ambiente, mas poucas pessoas controlam a quantidade de água usada no banho, poucos separam o lixo em casa. Essa é uma reflexão que todos devemos fazer para garantir o futuro das próximas gerações", concluiu o secretário.

O vereador Américo de Deus, que presidiu a sessão, falou da importância em debater o meio ambiente. "O meio ambiente está ligado à nossa sobrevivência, se não cuidarmos, não há futuro. É preciso trazer esse debate para este espaço". Também participou da sessão a representante da ONG Ciclo Urbano, Sayuri Dantas, com alguns dados relacionados ao uso de bicicletas.

"O espaço de um carro estacionado pode comportar até 20 bicicletas. Já o espaço de um ônibus, corresponde a 60 bicicletas. Isso deve ser levado em conta no planejamento de uma cidade, e os benefícios não são apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde das pessoas, pois diminui o risco de diabetes, hipertensão e ainda diminui a poluição sonora", destacou Sayuri.

O coordenador do movimento Jabotiana Viva, Joseilton Nery, levou ao debate os problemas ambientais enfrentados no bairro. "O sentido deste dia é dar visibilidade às agressões sofridas pelo meio ambiente. O que acontece no Jabotiana acontece em todo o município de Aracaju e estamos atuando em parceria com a Sema na questão da arborização da cidade, que hoje tem um déficit de arborização muito grande".

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi representada pelo professor de Ecologia Alexandre Siqueira Pinto, que explicou a importância da preservação do meio ambiente. "O meio ambiente contribui para a agricultura, para os medicamentos, para o turismo, entre outros. Muitas espécies que ainda nem conhecemos, já estamos perdendo pela falta de preservação", afirmou.