Atualização dos profissionais do CIEVS é uma demonstração de compromisso com a Saúde

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2017 14h49

Se encerrou nesta sexta-feira, 6, o evento de capacitação promovido pelo Ministério da Saúde com os integrantes do Centro de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs). O objetivo foi fortalecer as capacidades de vigilância e resposta às emergências em saúde pública, além de trocar experiências e fortalecer o canal de informações entre os órgãos.

Com duração de dois dias, a atualização contou com dois representantes do Ministério da Saúde, vindos de Brasília, que estão viajando por todos os estados brasileiros para articular os Cievs municipais e estaduais com o Federal. Desta maneira, se fortalecerá a rede integrada para responder às necessidades de vigilância com rapidez e eficiência.

Em Aracaju, o Cievs surgiu em dezembro de 2007, na gestão passada do prefeito Edvaldo Nogueira, em decorrência do Regulamento Sanitário Internacional determinar e padronizar ações em todo o mundo em relação às emergências, eventos de massa e novas doenças que estavam surgindo no mundo. "Com toda a mudança que a globalização trouxe, como a facilidade de trânsito entre grandes distâncias, por exemplo, facilitou-se o contato com doenças de locais diferentes do globo. Com o tempo, outras condições foram sendo acolhidas como eventos de desastres naturais e outros que atingem muitas pessoas em determinado espaço", explica Taíse Cavalcante, diretora de Vigilância em Saúde.

O trabalho desempenhado no Centro é de extrema importância estratégica, através da coleta de dados, monitoramento de possíveis epidemias (facilitando sua prevenção), detecção digital de doenças e repasse de informações científicas para os outros Centros e para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Informação e cuidado

Na prática, o Cievs atua em regime de plantão, inclusive nos fins de semana, e conta com um quadro multidisciplinar de sete plantonistas. O trabalho é voltado para detecção e monitoramento de possíveis surtos. Assim, existe uma retroalimentação entre a OMS e os Cievs. Tanto uma informação pode partir da comunidade internacional, quanto dos pontos focais espalhados pelo Brasil. A troca de conhecimento é fundamental para o bom funcionamento da parceria. Desta forma, os profissionais da Saúde podem e devem notificar o Cievs de qualquer paciente que apresente uma doença possivelmente epidêmica, para que possam receber as instruções adequadas e saibam lidar com a situação, permitindo que essa informação seja repassada. O contato pode ser feito através do telefone (79) 98107-5020 ou pelo e-mail saude.notifica@aracaju.se.gov.br.

O sistema já obteve grandes êxitos, seja impedindo epidemias ou resolvendo crises, como também obtendo informações imprescindíveis para salvar milhares de vidas. "Nós atuamos em diversos casos nesses anos. Por exemplo, entre 2007 e 2008, Aracaju passou por uma grande epidemia de dengue, então houve a necessidade de fortalecimento da nossa Unidade de Resposta Rápida (URR). Foi essa equipe que deu suporte para os pacientes, através de avaliações, indo de casa em casa. A partir desse trabalho, nós apresentamos boletins informativos e, inclusive, fomos reconhecidos como um dos três melhores centros de enfrentamento às doenças relacionadas ao Aedes aegypti no Brasil", ressalta Taíse.

Assim como no surto de dengue, a ação do Cievs foi efetiva em diversas outras situações na capital. São exemplos: o surto de gripe aviária, meningite e, sobretudo, microcefalia, cuja investigação realizada pelo Cievs, com apoio da equipe do Ministério da Saúde, possibilitou a publicação de um estudo relacionando à doença com o zika vírus.  

A combinação entre a prospecção de informações com qualidade e o cuidado que mantêm o Centro de plantão permite aos cidadãos a tranquilidade de poder contar com uma equipe preparada e disposta a responder com celeridade e eficácia qualquer eventualidade que venha surgir.