Assistência de Aracaju apresenta trabalho do setor para equipe de Feira de Santana

Assistência Social e Cidadania
06/10/2017 14h31

O trabalho da Secretaria Municipal da Assistência Social está dando frutos. Prova disso foi a reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6, no Centro Administrativo de Aracaju. Parte da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, do estado da Bahia, veio até a capital sergipana para conhecer de perto o trabalho que a Secretaria de Assistência realiza, principalmente na área da vigilância socioassistencial e na sistematização na coleta de dados, a fim de aplicar as experiências positivas em seu município.

Através de uma apresentação da forma de conduzir a cidade de Aracaju do ponto de vista da Assistência Social, realizada pelo secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, em Porto Seguro, vários municípios se interessaram em conhecer mais de perto os equipamentos e como o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) funciona.

Para Valdiosmar Vieira, a cidade de Aracaju tem algumas semelhanças com Feira de Santana, tornando-se então, um bom produto de análise para o município baiano. “A população de Aracaju tem cerca de 650 mil habitantes, enquanto Feira de Santana tem um pouco mais de 600 mil. Por conta disso, a quantidade de equipamentos também é bastante parecida, então é natural que nós tracemos um comparativo para extrairmos os melhores frutos desse intercâmbio”.

De acordo com a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, o sucesso do trabalho desenvolvido pela secretaria se deve, também, à qualidade da equipe. “Eu tenho muito orgulho de dizer que a minha equipe é formada por líderes. E o que a gente quer não é fingir que faz. A nossa cidade, o nosso estado e o nosso país já perderam muito com isso, ao longo dos anos. Ou nós fazemos um trabalho sério, olhando para a nossa população, ou não sairemos do fundo do poço. O nosso compromisso é com a dignidade da nossa população”.

Roque Moraes é coordenador da proteção social especial da Secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana e se disse bastante satisfeito com a troca de experiências. “É uma experiência muito rica, principalmente na questão de organização dos dados. Nós percebemos que Aracaju está crescendo em qualidade. Em um momento tão difícil como o de agora essa cidade continua avançando e nós queremos também dar esse salto de qualidade. A assistência social de Aracaju está contribuindo muito com a assistência social de Feira de Santana, a partir desse encontro”.