Usuários do Caps Ad recebem orientações para saúde da mulher

Agência Aracaju de Notícias
06/10/2017 17h40

A integração entre o Centro de Atendimento Psicossocial Primavera (Caps AD) e as equipes do Programa de Redução de Danos (PRD) e do Consultório na Rua gerou uma atividade de orientação e prevenção aos usuários do Caps, na tarde desta sexta-feira, 6. Durante este mês, as ações terão como foco principal as mulheres, devido à campanha nacional Outubro Rosa, que objetiva a prevenção do câncer de mama.

Esta foi a primeira de uma série de atividades de conscientização que será desenvolvida no local, sempre às sextas-feiras. De acordo com a enfermeira da unidade, Angélica Rodrigues, a iniciativa surgiu diante da busca dos usuários para saber como se cuidar e como levar as informações para os familiares. “Nos preocupamos principalmente no âmbito da prevenção, seja o câncer de mama e de colo de útero, mas também as DST’s. Essas dicas prévias são fundamentais para não piorar quem já está tão vulnerável. Apesar da maioria dos usuários deste Caps ser masculina, passamos esses conhecimentos para que também sejam repassados às famílias”, explica.

"Costumamos trabalhar em parceria porque os nossos públicos se interligam. Mas essa é a primeira vez que estamos em um local da Rede, que não costuma ser usado pela Atenção Básica. Nosso objetivo é disseminar as ações de prevenção, promoção e proteção à saúde em diversos locais onde circulam pessoas em situação de rua e que também façam uso de álcool e drogas”, explica Aline Ribeiro, enfermeira do Consultório na Rua desde 2015, com trabalhos voltados à saúde da mulher.

A referência técnica do PRD, Selma Carneiro, conta que esse é o início das ações voltadas ao Outubro Rosa no Caps AD, que atende cerca de dez mulheres na unidade. “Queremos que elas aprendam um pouco mais sobre a saúde feminina, os direitos que elas têm na saúde pública e o empoderamento que ela pode ter sabendo e conhecendo o corpo dela, principalmente em relação ao câncer de mama”, ressalta.

“Eu acho muito importante essa ação no Caps porque nos ensinam coisas que, muitas vezes, a gente não sabe. A preocupação da equipe é ensinar, passar tudo o que sabe, acolher e fazer o bem sem olhar a quem. Além disso, tem muito tempo que eu não busco cuidar da minha saúde. Já estou com 50 anos e agora preciso cuidar mais da saúde com o que esses anjos vieram nos ensinar”, afirmou M. M. M., paciente que está em tratamento há oito meses no Caps, após passar cerca de um ano em situação de rua.