Agentes comunitários de saúde contribuem com a qualidade de vida da população

Saúde
06/10/2017 18h41

Nesta última semana foi comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissão fundamental na Rede de Atenção Primária (Reap), e que merece todo o respeito da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) pela importância do trabalho na promoção e prevenção da saúde da população. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) possui atualmente 900 desses profissionais, que fazem a cobertura de todas as oito regiões de saúde da capital, mapeando e encaminhando pessoas para as Unidades de Saúde da Família (USF´s).

O agente comunitário de saúde tem como foco principal contribuir para a qualidade de vida da comunidade, alertando, prevenindo e identificando os problemas da área em que atua. Através das visitas domiciliares periódicas, ele realiza um atendimento humanizado, que traz melhores resultados para a saúde da população. “O agente comunitário de saúde consegue construir a relação de vínculo da comunidade com a USF, o que propicia um contato direto com a equipe. Esse elo comprovadamente faz aumentar a ligação dos usuários aos serviços de saúde”, ressaltou Monalisa Fonseca, coordenadora da Reap.

Há 15 anos, Maxuel Rezende trabalha como ACS na USF Manoel de Souza Pereira, no conjunto Sol Nascente. Ele exerce com prazer e dedicação a rotina de visitas que faz diariamente às famílias que moram no loteamento Morada das Oliveiras, no bairro Jabotiana. “Nessas visitas faço o acompanhamento da saúde dos moradores acamados, idosos, gestantes e de crianças de zero a dois anos de idade. Além disso, realizo uma busca ativa de pessoas com doenças como hanseníase e tuberculose, e o trabalho preventivo que, agora em outubro, tem como foco a prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame”, explicou.

Maxuel realiza cerca de dez visitas por dia, e dá assistência a aproximadamente 700 pessoas. Uma delas é dona Olívia Evangelista Souza, de 91 anos, que tem problemas de locomoção e recebe todos os cuidados necessários dentro de casa. A nora dela, Maria Creusa Santos de Souza, agradece por toda a atenção destinada à idosa. “Com toda essa dificuldade que ela tem de se locomover, o atendimento que recebe aqui em casa é essencial para a saúde da minha sogra. Maxuel é muito atencioso e a cada visita ele traz novas informações e orientações importantes. Eu só tenho a agradecer pelo trabalho que ele realiza”, revelou.

Já no Centro da capital, a ACS Ana Paula Ferraz também é recebida com alegria em todas as casas das famílias que atende. “Ela acompanha toda a minha família há muitos anos, e a considero como irmã. É uma agente maravilhosa. Me sinto muito feliz de ser atendida por ela todas as vezes que necessito, e também de recebê-la aqui na minha casa durante as visitas de rotina”, comemorou a dona de casa Maria Francisca de Jesus.

Assistente social de formação, Ana Paula sente orgulho do trabalho que exerce desde 2010. “Eu amo minha profissão e não me sinto nenhum pouco frustrada de não estar exercendo o cargo de assistente social, até porque na rotina do dia a dia eu acabo fazendo um pouco dessa função também. Mas eu gosto mesmo é de ser esse elo de ligação entre o usuário e a Unidade de Saúde, de chegar na casa de alguém, de entender o que aquelas pessoas precisam, e de poder oferecer a assistência, o suporte e a minha atenção. Gosto mesmo do que faço e me sinto completamente realizada”, declarou.