Estudantes visitam Oceanário de Aracaju em alusão à Semana da Criança

Educação
06/10/2017 18h15

Sorrisos largos, olhares curiosos e muita euforia. A Semana da Criança já começou nas escolas da rede. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, localizada no bairro Cidade Nova e mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) uniu conhecimento e diversão e levou suas turmas para o Oceanário de Aracaju durante toda essa primeira semana de outubro.

A diretora da Emef, Maria Socorro, explicou que há um sentido pedagógico nesse tipo de aula de campo. “A visitação ao Oceanário faz parte de uma série de atividades referentes às comemorações ao Dia das Crianças. Trazendo os alunos até aqui, pretendemos aprimorar e tornar mais significativa a aprendizagem das crianças no tocante à educação, tão necessária, sobre o nosso meio ambiente. A aprendizagem fixa melhor quando sai do campo empírico e elas podem ver com os próprios olhos as espécies de animais”, relata a diretora.

“Oferecer um mês de interação e vivências em outros ambientes de aprendizagem, saindo do espaço da sala de aula”, é o que explica a professora do 5º ano, Nadja Bonifácio. Segundo ela, no mês de outubro todos os professores e equipe diretiva estão proporcionando uma série de atividades diferenciadas para os alunos, dentro e fora da escola, e elas tendem a promover um entendimento claro sobre os assuntos já tratados em sala de aula. 

“As atividades extra classe, por exemplo, estão ocorrendo em diversos pontos da cidade, como os parques, os museus, bibliotecas e o Oceanário. São momentos prazerosos e enriquecedores, não só para os alunos, mas como para os professores, já que nós também aprendemos muito", relata Nadja.

Sabrina Luiza, do 5º ano, participou do passeio e mostra ter correspondido bem à proposta. “Eu achei muito bom mesmo. Aprendi que a gente não deve maltratar os animais, que não devemos jogar lixo na praia, que quando as tartarugas, que estão em extinção, nascem, elas acabam comendo todo o lixo  que é jogado no mar. O que conheci no Oceanário reforçou o que vi em sala de aula”, conta a aluna.