Recapeamento da Euclides Figueiredo avança e população já comemora

Obras e Urbanização
06/10/2017 18h51

Umas das formas mais tradicionais de uma gestão resolver problemas é dialogar com a população, avaliar e diagnosticar as demandas e, por fim, planejar e executar as ações reparadoras. Esta vem sendo uma prática recorrente aplicada pela atual administração da Prefeitura de Aracaju, e um caso que comprova isto é o conjunto de medidas estruturantes executadas na avenida Euclides Figueiredo, que corta os bairros Cidade Nova e Santos Dumont. No local, o prefeito Edvaldo Nogueira já determinou que a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) criasse uma força-tarefa a fim de atenuar ou acabar com os transtornos.

Nestes nove meses, várias medidas já foram desenvolvidas na via e desde a última terça-feira, 3, uma força-tarefa vem trabalhando no recapeamento dos trechos mais castigados. A presença dos profissionais da empresa municipal, máquinas como patrol, rolo compactador, rolo misto, carro-pipa e outros equipamentos vem agradando aos moradores e comerciantes da avenida.

É o caso de José dos Santos, morador há mais de 20 anos e que admite que sofreu bastante nos últimos anos. Ele relata que perdeu clientes de seu comércio mas acredita que a situação será normalizada. "Confesso que sofri tanto que havia perdido as esperanças, mas quando logo no início do ano Edvaldo Nogueira esteve pressente se solidarizando e trazendo melhorias nos alagamento, eu senti firmeza e passei a acreditar. Poderia demorar o tempo que fosse, mas se não fosse com ele, nenhum outro gestor resolveria isso e agora aqui está a prova", comemora seu José, apontando para os operários da Emurb espalhando asfalto na pista.

O vigilante Hermenegildo Santos concorda com as declarações e aproveita para agradecer à Prefeitura por tomar as providências que melhorarão significativamente o tráfego na área. "Moro aqui há 30 anos, sei quem tem trabalha pelos bairros e sempre acreditei que o prefeito cumpriria com sua palavra. Essa obra vai evitar poeira e lama na frente de nossas casas, sem contar que os engarrafamentos diminuirão. Por enquanto só tenho a agradecer", comemora.

Durante os trabalhos desta sexta-feira, 6, o diretor Operacional, Alberto Nascimento e Ubirajara Barreto, vice-presidente da Emurb, acompanharam os serviços e orientaram as equipes na aplicação da massa asfáltica. "Já aplicamos cerca de 120 toneladas de asfalto só aqui na Euclides Figueiredo e já é visível as melhorias na mobilidade e no fluxo de veículos. Caso as chuvas permitam, neste sábado, outras 120 toneladas serão aplicadas e isso irá equacionar bastante os problemas", informa o vice-presidente.

Gestão participativa

O presidente do órgão municipal, Sérgio Ferrari, também avalia que a forma como a gestão vem ouvindo as solicitações da população é estratégico para resolver os problemas encontrados na cidade. "Recebemos representantes e líderes, presidentes de associações, parlamentares e qualquer cidadão que tenha alguma demanda ou que queira colaborar com o município. Esta semana mesmo recebemos moradores da Euclides Figueiredo e acatei o que eles apresentaram. Avaliei com nossos diretores técnicos e engenheiros e criamos uma verdadeira força-tarefa para aquela avenida, claro devidamente com o aval e determinação do prefeito Edvaldo Nogueira", pontua Ferrari.