Defesa Civil de Aracaju avalia estruturas montadas para o Odonto Fantasy

Defesa Social e Cidadania
06/10/2017 20h20

A grande estrutura montada para abrigar o festival à fantasia que movimentará a capital sergipana, na noite do sábado, 7, conta com o trabalho intenso da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju. O órgão é responsável por avaliar a estrutura montada e, também, desmontada no local do evento. O acompanhamento é realizado  desde a chegada dos primeiros materiais e projetos referentes à composição física do espaço.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, capitão Silvio Prado, o papel do órgão, nesses eventos, é fazer a avaliação de risco dessas estruturas, além de verificar os aterramentos relacionados à rede elétrica, inclusive a do gerador e da  iluminação. A proteção contra descargas atmosféricas também é alvo da fiscalização. "De maneira geral, nós avaliamos o travamento da estrutura montável e desmontável, recolhemos uma anotação de responsabilidade técnica, inclusive com o teste de carga. Observamos, também, se o aterramento da parte elétrica está sendo feito e se a iluminação e gerador estão em conformidade com as normas de segurança", explicou.

Com base no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), fica bem definida a responsabilidade de cada instituição, inclusive, para esse tipo de evento. Caso alguma das exigências de segurança não sejam cumpridas, o evento corre o risco de ser interditado. No entanto, com o acompanhamento integral realizado pelos técnicos, as orientações são indicadas para que sejam realizados, em tempo hábil, os ajustes que se fizerem necessários.

Todos os fatores são verificados ao longo do processo de montagem, até a sua conclusão. Os fiscais visitam o local e realizam testes e observações condizentes com a responsabilidade de atestar a condição adequada das estruturas para comportar o público.  "Até mesmo o processo de desmontagem é acompanhado pela equipe. Nosso papel é muito bem definido e seguimos cada passo para garantir a conformidade da estruturação do evento", ressaltou o fiscal de Obras e Urbanismo da Defesa Civil de Aracaju, Jorge Valdir.

No dia em que o evento terá início, ocorre a última vistoria para revisão dos aspectos já avaliados e verificação dos últimos ajustes. Somente após essa última visita, a Defesa Civil de Aracaju emite documento, referência aos aspectos relacionados à sua competência, favorável à realização do evento, caso tudo esteja em conformidade.