Saúde vacina mais de 40 mil animais de estimação durante Campanha Antirrábica

Saúde
07/10/2017 13h00

Aconteceu neste sábado, 7, a quarta etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Apenas nesta última mobilização, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 18.640 injeções foram aplicadas, somando 40.510 animais imunizados esse ano. Esse número é mais que o dobro do ano passado, período em que foram vacinados cerca de 18 mil animais de estimação.

Para esta fase de encerramento, foram selecionados 44 postos fixos integrantes da 5ª à 8ª região de Saúde da capital, espalhados pelos bairros Suissa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antônio, 18 do Forte, Cidade Nova, Industrial, Soledade, Japãozinho, Lamarão, Santos Dumont, Bugio, entre outros.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, o empenho da SMS em atender de maneira mais efetiva a população aracajuana pode ser atestada pelos resultados do quantitativo de animais imunizados. “Buscamos fazer uma campanha mais longa, com quatro etapas e dezenas de pontos espalhados em todas as regiões da cidade, objetivando ofertar à população mais opções de datas e locais. Essa estratégia se mostrou bastante efetiva, uma vez que nessas quatro semanas de trabalho tivemos um número de vacinas aplicadas superior a 100%, em relação ao ano passado. Isso é muito bom, pois demonstra também que a população aderiu ao esforço da SMS de promover e garantir a Saúde dos animais de estimação”, comemorou.

E foi justamente por entender a importância da campanha que a dona Maria José da Silva, moradora do bairro Santos Dumont, reservou o dia para levar seus animais ao posto de vacinação mais próximo de casa. "Tenho dois cachorrinhos, o Loop e o Snoop, e pra mim é muito mais conveniente trazê-los para vacinar aqui, na praça Ulisses Guimarães, que é bem perto de onde moro. Coloquei eles na coleira e vim andando mesmo, porque entendo que é muito importante que eles sejam imunizados", observou.

A dona de casa Janiclécia dos Santos também não perdeu tempo e acordou cedo neste sábado para levar a pequena Maria Mel, uma Yorkshire de cinco anos, até o posto fixo montado na Avenida Maranhão. "Não gosto nem de pensar na possibilidade de ver minha cadelinha doente. Ela é o meu xodó e faço questão de cuidar dela com todo amor e carinho, por isso estou aqui hoje para cuidar da saúde dela", revelou.

Disponibilidade

A vacina é a forma mais eficaz de prevenção de casos de raiva, doença que pode ser transmitida do animal para o homem através da mordida ou pelo contato de ferimento com a saliva do cão ou gato infectado. O veterinário e coordenador do CCZ, Cassiano Fernandez, enfatiza que a o animal deve ser imunizado todos os anos e, por isso, as doses da vacina estão sempre disponíveis. "Quem teve condições de levar o seu animal até um dos postos fixos de vacinação que montamos nesses três últimos sábados ainda pode ir até o Centro de Zoonoses, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. As doses da vacina antirrábica ficam disponíveis lá durante todo o ano".

A Raiva

Apesar de prevenível, a raiva é uma doença viral que não tem cura e pode acometer todos os mamíferos. O vírus infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Os primeiros sintomas da raiva em humanos não são específicos e consistem em febre, dor de cabeça e mal-estar geral. Depois que a doença progride, os sintomas neurológicos aparecem e podem incluir insônia, ansiedade, confusão, paralisia, excitação e alucinação.