Assistência e Corpo de Bombeiros de Sergipe realizam projeto

Assistência Social e Cidadania
07/10/2017 17h09

Em meio a diversas brincadeiras, muita pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e diversão, era possível ver a alegria de meninos e meninas que se encontram em acolhimento institucional nas Casas Lares e Abrigos mantidos pela administração municipal. Um dia diferente proporcionado pela Secretaria da Assistência Social de Aracaju e Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros de Sergipe, que realizaram na manhã deste sábado, 7, o projeto “Meu Padrinho Bombeiro”. A comemoração faz parte das comemorações alusivas ao Dia da Criança, que acontece no dia 12 de outubro.

Idealizada pelo tenente Marcos Lima e pelo sargento Gildomar França, a ação beneficiou cerca de 50 crianças e adolescentes com a apresentação dos veículos e equipamentos utilizados no dia a dia da corporação em combate a incêndios, além de diversas atividades recreativas e brincadeiras tradicionais como corrida de saco, cabo de guerra, pinturas faciais, pula-pula, tirolesa, rapel e apresentação de palhaços.

Momento gratificante e de integração desses jovens com a comunidade para além da Assistência, de acordo com a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino. “Essas crianças normalmente têm poucas chances de estar em ambientes como estes e eu quero aproveitar para fazer um grande agradecimento ao governador Jackson Barreto e ao comando do Corpo de Bombeiros, porque tenho certeza que essas crianças sairão daqui encantadas. O que a gente quer é fazer o melhor para cada uma delas e arrisco dizer que o maior presente que estamos dando hoje é a felicidade”, ressaltou.

Segundo o tenente Marcos Lima, a participação dos filhos e netos dos profissionais do Corpo de Bombeiros também foi uma forma de demonstrar que não deve haver diferenciação de tratamento com os acolhidos pelo serviço municipal. “Convocamos também as nossas famílias para estar aqui e demonstrar todo o nosso carinho. Essas crianças passaram por privações e violações dos seus direitos e o que mais queremos aqui é fazer com que elas não se sintam excluídas da sociedade. É com este tipo de atitude que podemos plantar afeto e amor no coração de cada uma delas”.

“O que você quer ser quando crescer?” é uma das perguntas que as crianças e os adolescentes mais ouvem quando pequenos. As respostas são as mais variadas, mas sempre vêm acompanhadas de profissões que carregam em si muito respeito e admiração. W.C., de 9 anos, é um menino alegre e cheio de sonhos, atendido em um dos abrigos mantidos pela Assistência de Aracaju. Para ele, ser bombeiro é um dos sonhos que ele carrega consigo e, depois da experiência do dia de hoje, o encantamento só aumentou. “Eles [bombeiros] apagam fogo, ajudam pessoas e salvam vidas. Eu gostei muito de poder vir aqui e entrar no carro, descer na tirolesa, ver os equipamentos e como eles trabalham. Quero muito poder trabalhar com isso quando ficar adulto”.

Durante o evento, A.S., também de 9 anos, ganhou a oportunidade de sobrevoar a cidade com o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE). Animada, ela que nunca tinha visto um helicóptero, a não ser pela televisão, não conseguiu tirar o sorriso do rosto. “Eu adorei ver as casinhas pequenininhas, bem lá do alto. Vi o rio, a praia e também a Casa Lar onde eu moro com meus outros irmãos. É tudo muito bonito, eu vou contar para todo mundo. Estou tão feliz que não sei se vou conseguir dormir hoje!”, relatou contente.