“Na discussão do espaço urbano, é fundamental a participação dos cidadãos”, diz diretor da Semict

Indústria, Comércio e Turismo
07/10/2017 16h52

Na manhã deste sábado, 7, em mais um momento de diálogo da gestão municipal com os vários segmentos da sociedade, o diretor da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Mascarello, representou o secretário Jorge Santana no Startup Day, evento realizado pelo Sebrae/Se, no Comfort Hotel, com o objetivo de fortalecer o conceito de startups no ambiente do empreendedorismo.

Lara Andrade, gestora do projeto de startups no Sebrae/Se, falou da importância da Semict na relação smart cities e startups. “O tema Cidade Inteligente é muito amplo, envolve economia criativa e inovação e o que a gente está tentando fazer é despertar a sociedade para o que se pode fazer em termos de startups no tema cidade inteligente para contribuir com a melhoria da qualidade de vida na cidade”, resumiu Lara, lembrando a Prefeitura como “idealizadora” do projeto de cidade inteligente em Aracaju.

Em sua apresentação, Mascarello falou sobre o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC), despertando o público para as oportunidades que se abrem no campo de soluções que visem melhorar não só a oferta de serviços públicos de qualidade para a sociedade, mas uma dinâmica urbana com atenção nas pessoas. “O AIHC (Aracaju Inteligente, Humana e Criativa) tem como foco a geração de ideias e projetos dentro da dinâmica das startups na temática das cidades, desde  as infraestruturas básicas para seu funcionamento cotidiano (limpeza, segurança, iluminação, mobilidade) até questões do espaço social, cultura, educação e segurança cidadã. Mas todo esse conjunto, importante comemorar, em favor das pessoas, através de uma relação colaborativa, de engajamento e de empoderamento dos cidadãos na definição de como deve a ser a cidade em que eles vivem. Na discussão do espaço urbano, é fundamental a participação dos cidadãos”, defendeu.

Ao final da apresentação houve sessão de perguntas e respostas, onde Mascarello enalteceu a “magnitude” desta forma de relação entre a gestão pública do município e a sociedade. “Foi mais um momento do que um programa colaborativo como o nosso pode oferecer. A sessão de perguntas e nossas colocações ajudam a compreender o AIHC no âmbito da participação cidadã. Em outras palavras, no engajamento das pessoas na gestão da cidade”, reforçou Mascarello.

Na segunda-feira, 9, Ricardo Mascarello participa de nova rodada de palestra sobre o Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC), desta vez, para um público formado por acadêmicos da Universidade Tiradentes (UNIT), “cumprindo uma estratégia de divulgação e inserção dos diversos segmentos da sociedade em nosso programa cidadão de cidade inteligente”, concluiu Mascarello.