Maratoninha reúne mais de 500 atletas da rede municipal de ensino

Educação
08/10/2017 11h41

A proposta era proporcionar um domingo diferente para as crianças da rede municipal da Educação de Aracaju, mas o que seria uma atividade esportiva se transformou em um grande festa para estudantes, equipes diretivas e familirares, que compareceram em massa para verem seus filhos participando da Maratoninha. O evento é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e Federação Sergipana de Atletismo.

Mais de 500 crianças, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Tenisson Ribeiro, Presidente Juscelino Kubitschek, Professor Diomedes Santos, Papa João Paulo II, Bebé Tiúba, Carvalho Neto, Olavo Bilac, Francisco da Silva, Jaime Araújo, Olga Benário, Oviedo Teixeira e Manoel Bonfim participaram do evento.

O diretor de Educação Básica da Semed, Manuel Prado, chegou cedo ao local e explicou que a secretaria havia realizado ações  e firmado parcerias que propiciem valorização do esporte e das suas mais variadas modalidades. “Nós estamos investindo em parcerias que estimulam a prática dos esportes em nossas escolas, pois entendemos o esporte como uma prática que cria e fortalece os vínculos com as famílias e que estabelece projetos de vida. Além disso, o esporte é parte do desenvolvimento integral dos nossos alunos. Ele ajuda na disciplina e tem resultados muito importantes no que se refere à educação cidadã”, analisou o diretor.

Bruno Silva é pai de Giovana Santos Silva, aluna da Emef Papa João Paulo II, participante da Maratoninha. Para ele o momento foi marcante. “Eu estou muito feliz que a escola da minha filha esteja participando do evento, pois foi tudo muito organizado. Nós vimos ela correndo, se divertindo com os coleguinhas e aproveitamos para passear na orla e tirar umas fotos. Posso afirmar que foi Giovana quem trouxe a família toda para vê-la aqui hoje e está sendo um domingo bem diferente para todos nós”, afirmou o pai.

Já Ana Cristina de Jesus, mãe de Sthefany Alves de Jesus, 6 anos, avaliou o evento como uma oportunidade única. A mãe de Stephany acrescentou, ainda, que achou muito importante todos os participantes receberem medalhas e não só os ganhadores. “Isso foi muito importante porque alguns ganharam as bicicletas, mas todos que participaram se sentiram campeões, uma coisa bem simples, mas que fez a felicidade de todas as crianças presentes aqui”, analisou a dona de casa.

Os campeões

Os participantes da Maratoninha foram separados por faixa etária e os campeões de cada categoria ganharam uma bicicleta. Ao todo,  sete participantes das escolas de Aracaju receberam a premiação máxima e a Emef Papa João Paulo teve dois alunos campeões, ambos alunos do 4° ano. Arlênio dos Santos, 9 anos, e Carla Daniela, 10 anos, levaram, cada um, uma bicicleta para casa.

Carla vibrou muito quando soube que tinha sido campeã em sua categoria. “Eu estou muito feliz, eu corri querendo ganhar, mas não é fácil passar de todo mundo, meus pais vão ficar muito felizes quando souberem que eu ganhei”. Já Arlênio disse que não teve muita dificuldade em vencer a prova, pois faz atletismo em sua escola. “Como eu faço atletismo em minha escola eu me preparei para correr muito e levar essa bicicleta para casa”, afirmou com confiança.

Vanessa Noronha, coordenadora da Emef, avalia que essas iniciativas da Semed são fundamentais, pois além de envolverem os alunos nas atividades, envolvem a comunidade escolar. “Aqui nós temos pais, mães, avós, vizinhos, todos vieram ver seus parentes e amigos correndo e isso fortalece a nossa escola, une a nossa comunidade escolar, além de ter sido um evento extremamente organizado, foi uma grande festa”.

O diretor da Educação Básica da Semed, Manuel Prado, destaca que independente do resultado, todas as escolas que participaram são campeãs. " Tivemos outras escolas com estudantes que se destacaram na competição com as primeiras colocações, mas o mais importante é que todas, sem exceção, se empenharam e se comprometeram. Parabenizo as equipes diretivas pelo empenho e os estudantes pela dedicação. Todos, absolutamente todos são campeões", ressaltou.