Guardas Municipais têm orgulho da atividade que exercem

Agência Aracaju de Notícias
10/10/2017 09h30

"Eu tenho muito orgulho de vestir a farda da Guarda Municipal de Aracaju. Eu me sinto realizada, amo estar perto do cidadão, amo servir as pessoas. Eu não me vejo em outra profissão, a não ser essa". O depoimento é da guardiã Sabrina Smith. Coincidência ou não, a sergipana completa 13 anos de carreira no dia 11 de outubro, um dia depois da data em que se comemora o Dia Nacional da Guarda Municipal e o Dia do Guarda Municipal de Aracaju.

Sabrina é uma das 474 pessoas que integram a corporação. Atualmente, coordena o ‘Anjos Azuis', projeto voltado para crianças e adolescentes, com o objetivo de fomentar a cultura de paz. Antes de chegar ao departamento, ela trabalhou em outros postos de serviço, como abrigos, mercados municipais e na Central de Monitoramento. Trabalhar na Guarda foi a concretização de um sonho que buscava realizar há muito tempo. "Eu sempre tive vontade de vestir farda, de trabalhar aqui. Eu lutei para realizar esse desejo", contou emocionada.

Quem também é apaixonada pela profissão é Valéria de Oliveira que está na GMA há pouco mais de quatro anos. O interesse não surgiu por acaso, ela já trabalhava na área da Segurança Pública. Para ela, o reconhecimento da sociedade é o combustível para encarar os desafios da profissão. "Sou feliz por ser guardiã de vidas e do patrimônio de Aracaju. Eu amo ser servidora pública da área de segurança. Eu saio de casa sem saber quem é o outro e o que vou encontrar. Tudo isso pelo simples fato de querer ajudar a resolver situações que para o outro seja complexa", colocou.

Desafios

Assim como em outras profissões, o GM enfrenta desafios, supera obstáculos e se descobre. Alguns começam a carreira por causa da estabilidade financeira, mas com o passar do tempo, vem a paixão pela atividade. Foi assim com Fernando Araújo. Ele tem 41 anos de idade, há dez atua na área. "Eu não tinha noção do que era a Guarda Municipal, mas com o tempo aprendi, vi a realidade da corporação. Conheci os atributos, a forma de trabalho e comecei a tomar gosto pela profissão. Hoje, não me vejo em outro lugar", afirmou.

Atuação

A Guarda Municipal atua com vários Grupamentos: Ronda da Capital (Rondac), Grupo Tático Operacional (GTO), Ronda Escolar, Grupamento Especializado de Moto Patrulhamento (GEM), Ronda dos Mercados (Rondam), Ciclo Patrulhamento. A GMA conta também com a Coordenadoria de Inteligência Estratégica, Núcleo Psicossocial, Centro de Treinamento e o Programa Anjos Azuis.

Geanderson José Viana está há 18 anos na Guarda Municipal, já atuou em vários departamentos, mas é no Grupo da Ronda da Capital (Rondac) que faz o trabalho ostensivo, onde mais gosta de estar. "Eu já fiz a segurança do Executivo municipal, exerci as atividades no Grupo Tático Operacional (GTO). Hoje, estou na Rondac, contribuindo com a redução dos índices de assalto e auxiliando o serviço de segurança pública", destacou.

Ações

De janeiro a agosto deste ano, a Guarda Municipal registrou 7.950 ligações e 2.954 ocorrências, abordou 4.839 pessoas, efetuou 179 flagrantes, deteve 240 pessoas, recolheu 256 armas brancas e apreendeu 21 armas de fogo e 898 unidades de drogas. Além de ter recuperado 21 veículos. "A nossa profissão é maravilhosa. A nossa família também tem orgulho de nós. Meu filho de 16 anos fica admirado quando chego em casa fardada. Quando tem oportunidade, ele calça meus coturnos e coloca minha boina. Na escola, diz aos amigos que a mãe dele é da Guarda e trabalha em favor da sociedade", ressaltou Sabrina Smith, cheia de alegria.