Mapa Cultural: Aracaju ganhou plataforma colaborativa de fácil uso

Cultura
11/10/2017 08h50

Já está em funcionamento mais nova ferramenta cultural da capital sergipana, o Mapa Cultural de Aracaju, idealizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) - em parceria com o Ministério da Cultural (Minc) e o Instituto TIM. A plataforma colaborativa é de fácil acesso e tem como proposta ampliar a divulgação dos agentes culturais e dos eventos que acontecem na capital.

O mapa é uma ferramenta livre e colaborativa, onde os agentes de cultura podem mapear tudo que produzem, ou seja, tudo que estiver relacionado aos aspectos culturais, turísticos e econômicos podem ser registrados no ambiente virtual, a fim de promover e fortalecer a divulgação.

A plataforma disponibiliza uma agenda cultural que inclui shows, museus, galerias de arte, cinema, saraus, concertos, espetáculos teatrais, entre outros eventos. Com esta ferramenta é possível encontrar apresentações artísticas, opções de lazer, espaços públicos e comerciais com atrativos culturais.

O Mapa Cultural de Aracaju delimita o território no qual está inserido quem participa da produção cultural da cidade. Assim é possível envolver todos os agentes de cultura no ambiente e também os gestores dos municípios, facilitando o papel da Funcaju em acompanhar as atividades culturais no município, saber quantas iniciativas existem e quais são as carências mais importantes. Em resumo, melhora a capacidade de comunicação e gestão cultural da cidade.

Como funciona?

Para usufruir do novo serviço da cultura aracajuana basta acessar o site mapa.cultura.aracaju.se.gov.br. Na plataforma totalmente colaborativa o usuário poderá ter acesso às mais diversas atividades culturais desenvolvidas na cidade. Tudo funciona por meio de filtro de informações.

O sistema será alimentado de duas formas: pelo poder público, que será o responsável por inserir na plataforma informações sobre os agentes culturais, programações oficiais, editais, etc; e pela própria comunidade, que poderá se cadastrar como agente cultural (individual ou coletivo) e poderá divulgar suas próprias ações. Quem está com aquele projeto engavetado e busca parceiros, faça o cadastro: seu projeto será visto.

O cadastro é muito fácil: basta clicar em entrar, acesse o menu ID Cultura, clique em cadastre-se, digite suas informações de conta (ou entre pela sua rede social), valide seu endereço acessando sua caixa de e-mail e autorize o acesso as informações. O segundo passo é construir o seu perfil complementando com todas as informações pessoais, de contato, endereço, área de atuação, tags e mídias, confira suas informações, clique em publicar. Feito isso, o cadastro está pronto.

De acordo com o presidente da Funcaju, Silvio Santos, a nova plataforma proporcionará aos aracajuanos e turistas uma visão completa da agenda cultural da cidade. “O mapa vai oferecer à sociedade aracajuana e às pessoas que nos visitam uma visão completa de tudo que é produzido de ponto de vista cultural na cidade. Esse esforço na verdade atende a demanda de uma comunidade cultural, que hoje sente, inclusive, com a crise dos meios oficiais de divulgação culturais. Então, na medida em que as novas tecnologias são incorporadas é necessário que nós a utilizamos com mais clareza e efetividade, e é justamente isso que estamos fazendo”, explicou.