Guarda Municipal de Aracaju é homenageada pela Câmara Municipal

Guarda Municipal
10/10/2017 16h25

Na manhã desta terça-feira, 10, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) foi homenageada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em sessão da Tribuna Livre no Plenário. O debate, que teve como tema "Gestão de Conflitos na Administração Pública", fez referência ao Dia Nacional das Guardas Municipais e, comemorado pela primeira vez hoje, o Dia do Guarda Municipal de Aracaju. O diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, participou da sessão, representando todos os guardiões neste dia significativo.

O diretor geral agradeceu as homenagens pelos vereadores e apontou o que tem sido feito pela instituição. "Quero agradecer aos vereadores e os guardas municipais aqui presentes. Hoje, além de ser dia Nacional das Guardas Municipais, é também o Dia do Guarda Municipal de Aracaju, e temos muito o que comemorar. No primeiro semestre deste ano, nossa instituição deu um salto surpreendente. Foram mais de 5.943 ligações registradas, um aumento de 94%, em relação ao mesmo período do ano passado. Além de 2.148 ocorrências atendidas, representando um aumento de 40% no mesmo período. Também quebramos o recorde no número de armas apreendidas e veículos recuperados, ambos com o saldo de 25 unidades", explicou o diretor.

Mendonça ainda reconheceu as dificuldades passadas pela Guarda e pediu a colaboração da CMA. "Mas, onde os outros veem problemas, nós enxergamos a oportunidade de provar aos aracajuanos que mesmo em meio à crise econômica e estrutural que nos rodeia, ainda assim a população pode e deve contar com uma força de segurança municipal dedicada e preocupada com a evolução da paz social. Fizemos muito, mas podemos fazer ainda mais.  E para isso, contamos com a participação dos senhores que compõem a "Casa do Povo", a fim de tornar Aracaju mais inteligente, humana, criativa e segura. Parabéns a todas as Guardas Municipais do Brasil", declarou.

A vereadora do Partido Ecológico Nacional (PEN), Emília Corrêa, elogiou o trabalho que vem sendo feito pela GMA e reconheceu suas dificuldades. "Eu sei que há necessidade de novos concursos e que os senhores estão precisando de estrutura para continuarem seu trabalho. Sei os guerreiros que são, quando assumem uma Guarda Municipal de uma cidade como Aracaju, que sofre com a violência. Conte conosco nas suas cobranças. Parabéns à Guarda e que Deus abençoe cada um de vocês", declarou a vereadora.