CGM intensifica capacitação de servidores sobre Suprimentos de Fundos

Controladoria Geral do Município
10/10/2017 18h34

Para garantir que os bens e rendas públicas sejam utilizados seguindo sua destinação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), deu início nesta quarta-feira, 10, ao aprofundamento da capacitação sobre uso do Suprimentos de Fundos em cada órgão municipal. A primeira pasta a receber o treinamento foi a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema).

“Esse curso é de extrema importância para todos gestores. A preocupação que a gente tem cada vez mais é fazer com que as coisas ocorram de forma correta. Suprimentos de Fundos é uma ferramenta importantíssima para que a gente possa resolver questões que são prioritárias e que não puderam ser contempladas dentro do processo de licitação.  Então, como gestor, nós queremos fazer de forma correta. Essa é a orientação do prefeito Edvaldo Nogueira, e essa é a nossa preocupação. Então, o curso foi excelente e vem nortear que a gente tenha cada vez mais austeridade e mais compromisso e que - de forma correta - não tenhamos problema futuro”, disse o secretário da Sema, Augusto César de Mendonça Viana.

Aos servidores municipais da Sema, o coordenador da Coordenadoria de Licitações, Contratos e Convênios (COLICC) da CGM, Elcarlos Cruz, detalhou sobre a legislação reguladora dos Suprimentos de Fundos e suas aplicações. Também foi tratada a correta utilização do Suprimento de Fundos de acordo com os normativos que o regulam e a compreensão dos conceitos e peculiaridades da rotina de Suprimento de Fundos e sua correta aplicabilidade.

Elcarlos explica que essa nova política de aprofundar conhecimentos da gestão atual da CGM é de grande importância, já que capacita o servidor para a correta utilização desse instrumento que hoje é muito importante para o dia a dia de cada pasta. “Por que a preocupação do secretário-chefe da CGM, Alexandre Figueiredo? O Suprimentos de Fundos é um instrumento utilizado pelas  diversas secretarias e servidores para compras emergências e compras de pequeno porte para atender a demanda do dia a dia dos órgãos. Para evitar equívocos e inconsistências, o secretário Alexandre Figueiredo, com o entendimento da necessidade de dirimir dúvidas, informar melhor e capacitar os próprios servidores, determinou que nossa equipe fosse às secretárias para tirar as dúvidas e apresentasse o que é Suprimento de Fundos e a responsabilidade que cada um tem”.

Durante a capacitação, os técnicos da CGM também responderam questionamentos quanto às peculiaridades dos Suprimentos de Fundos e tiraram dúvidas. “Mudamos as capacitações, que seriam realizadas a cada 15 dias, para semanal, porque o secretário deseja que até dezembro possamos finalizar esse primeiro circuito de treinamentos”, diz a coordenadora do treinamento, Sheila Feitosa.