Moradores do Coqueiral comemoram celeridade das obras

Obras e Urbanização
10/10/2017 18h37

"Há muito tempo aguardávamos para ver estas máquinas trabalhando aqui pois significa o início de uma nova fase em nossas vidas. Esta obra é um sonho antigo e eu que sempre morei aqui nem acreditava mais. Quando vi tanta máquina e tantos homens trabalhando senti firmeza e acredito que 'agora vai'", brinca o autônomo Geraldo Oliveira Santos. São sorrisos, olhares que oscilam entre a surpresa e a aprovação, e gestos que confirmam que a esperança é o sentimento presente entre os moradores do bairro Coqueiral, local onde atualmente o Governo Municipal executa a maior obra estruturante da história do bairro.

A comemoração da população é compreensível. Em menos de um ano de gestão Edvaldo retomou a obra estruturante que vai beneficiar 23 ruas da comunidade com rede de drenagem, terraplanagem e pavimentação, esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e execução de passeios. Também será construído um anel viário em uma área atualmente inabitável e que vai facilitar o trânsito para quem quiser acessar a avenida Paulo Figueiredo. No total, mais de R$ 6 milhões estão sendo investidos no Coqueiral, conveniados entre a PMA e o Governo Federal.

Marcado historicamente por apresentar demandas sociais e estruturais, o Coqueiral da Sagrada Família foi um os pontos estratégicos para recomeçar a reconstrução da capital, apontando assim um novo modelo administrativo descentralizado, socialmente comprometido e buscando a implantação do saneamento básico em todas as partes. A dona de casa Ediane Santana relembra alguns problemas pelos quais passou, mas reconhece que a partir de agora a mudança chegou em sua rua. "Até para sair de casa tínhamos dificuldades e nossas crianças nunca podiam brincar nas ruas, que eu entendo como algo saudável, mas agora já conseguimos projetar a imagem de como nossas ruas vão ficar, é um sonho que estamos realizando," comemora dona Ediane.

Ao todo cerca de 30 operários trabalham todos os dias na confecção de muros de contenção nas áreas mais íngremes, outras ruas recebem a implantação da rede de drenagem, levantamento topográfico e manejo do solo com máquinas para nivelar e preparar a base para a pavimentação.

O andamento da obra está bastante adiantado e está dentro do cronograma, como explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura. "Pelo tempo que retomamos o ritmo da obra é bastante satisfatório e temos nossos fiscais diariamente vistoriando e elaborando pareceres que apontam a celeridade e nos dá um panorama do que significa esta obra para a comunidade do Coqueiral. É incrível que quando nos chegam os relatórios destes investimentos no Coqueiral também ficamos sabendo da satisfação dos moradores e isso é muito gratificante. Temos certeza de que o prefeito Edvaldo Nogueira novamente deixará sua marca na vida daquelas pessoas", afirma Ferrari.