Solenidade marca comemoração pelo dia do Guarda Municipal de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
10/10/2017 23h30

O auditório lotado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no Siqueira Campos, acompanhou a solenidade de homenagem ao dia Nacional e Municipal do Guarda Municipal, na noite desta terça-feira, 10. O evento destaca, além da data especial, a comemoração por um ano marcado por recordes na corporação.

A justa homenagem aos que contribuem diariamente para a segurança de Aracaju se tornou ainda mais especial por conta do ano positivo que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está vivendo. Nesses primeiros dez meses já foram batidos os recordes de armas de fogo apreendidas e de veículos roubados recuperados. “Temos muito a comemorar pela evolução constante do trabalho. Esse ano está sendo muito positivo com recordes e com a prestação de serviço às comunidades, através dos nossos projetos. Por isso essa data precisa ser prestigiada”, explica Luís Fernando Almeida, coronel e secretário municipal da Secretaria de Defesa Social.

Embora o país passe por uma crise financeira que atinge a todos os municípios, a atual gestão municipal tem conseguido resultados expressivos no combate à violência na capital. Além do planejamento executado, muito do sucesso deve-se ao risco diário ao qual os guardas municipais se submetem para fazer de Aracaju uma cidade mais tranquila. “Apesar de termos encontrado a Guarda Municipal com dificuldades financeiras, nós achamos também um efetivo ávido pelo trabalho, então, através deles, nós estamos conseguindo realizar um grande trabalho. Por esse motivo, decidimos por homenagear nossos colaboradores e os nossos guardiões que se destacaram por seu serviço prestado”, ressalta o diretor-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

Homenageados

Durante a cerimônia foi entregue aos guardiões que se destacaram pelo seu comprometimento, assiduidade, espírito inovador e altruísmo, um troféu os congratulando pelo desempenho de destaque.  Entre os premiados estava a coordenadora de Projetos da Guarda Municipal, Sabrina Smith. “Hoje é um dia muito especial por reconhecer os guardiões que estão nas ruas arriscando suas vidas para garantir a paz para a sociedade”, afirmou emocionada.

Além da coragem, o espírito cívico e o altruísmo também ganharam destaque. Nesse sentido um dos exemplos ficou por conta do guardião Anderson da Hora, professor de jiu-jitsu voluntário em um projeto desenvolvido para pessoas carentes, no bairro Médici. “Tenho 30 anos de experiência com essa arte marcial e fico muito feliz de poder colocar ela em prática e aproximar a população das forças de segurança. Um vida só que a gente possa transformar já faz tudo valer a pena”, comemora.

As guardiãs também marcaram presença e receberam homenagem. A supervisora Sherlane Cristina não escondia o sorriso enquanto era fotografada junto com seu filho. Para ela, a homenagem demonstra o reconhecimento pelo trabalho que ela escolheu para ser sua vida. “Eu tenho 12 anos dentro da Guarda e me sinto honrada pela homenagem. É um reconhecimento pelo trabalho. Eu tenho orgulho do que eu faço e também por ajudar aos cidadãos de Aracaju”, afirma.