Recapeamento: Prefeitura inicia recuperação da malha viária de ruas do Centro

Obras e Urbanização
11/10/2017 11h04

A reconstrução da infraestrutura de Aracaju já é uma realidade. Obras estruturantes estão sendo executadas nos bairros Coqueiral, Japãozinho, Jardim Centenário, 17 de Março, loteamentos Moema Mary e Jardim Petrópolis e Costa do Sol que juntos totalizam investimentos na ordem de R$ 11 milhões em recursos conveniados. A malha viária era outro gargalho da cidade que se apresentava castigada e precisando de ações de recuperação a médio prazo. Para isso a Prefeitura de Aracaju criou o Programa de Recuperação Asfáltica que já apresenta resultados satisfatórios. Iniciado na avenida Alexandre Alcino e tendo continuidade na Juarez Conrado Dantas, os condutores já sentem a diferença.

Esta semana mais uma área foi contemplada com o programa: as ruas do Centro. A primeira via a receber um novo capeamento foi a rua Santa Luzia e para não atrapalhar o trânsito os serviços estão acontecendo a noite. Já foram aplicadas mais de 100 toneladas de massa asfáltica, recompondo pavimento bastante castigado pelas intempéries do clima. Os serviços terão continuidade nos próximos dias e assim que toda a extensão da rua for concluída, outros corredores da região central da cidade estrarão na relação do Programa.

Com a reativação da Usina de Asfalto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) a produção está abastecendo gradativamente as demandas mais urgentes. P presidente do órgão explica que graças a este fato é possível planejar um trabalho de recuperação a médio e longo prazos. "Graças às ações administrativas do prefeito Edvaldo Nogueira foi possível reativar a usina e começamos a produção de asfalto em escala capaz de minimizar consideravelmente os buracos existentes nas vias da cidade. Com planejamento, vamos trabalhar com o Programa de Recapeamento e a operação tapa-buraco a assim avançar na recomposição do sistema viário", enfatiza Ferrari.

Santa Maria

Paralela às ações na rua Santa Luzia, a aplicação do novo revestimento da avenida Juarez Conrado Dantas, no bairro Santa Maria continua a todo vapor. As equipes da empresa municipal trabalham no trecho da via no sentido Santa-Maria-Orlando Dantas e no trecho mais de 140 toneladas de asfalto foram sobrepostos ao antigo piso.

Euclides Figueiredo

Já na avenida Euclides Figueiredo, o compromisso da gestão com os moradores vem sendo cumprindo. Depois de executar a terraplenagem, substituir manilhas danificadas e limpar as galerias subterrâneas, a Emurb deve concluir ainda esta semana todo a reposição asfáltica do trecho mais danificado da Euclides, beneficiando moradores e condutores.

Operação tapa-buraco

Cotidianamente as equipes de tapa-buraco desenvolvem ações paliativas em vários bairros. Nesta quarta-feira, 11, o 17 de Março, 18 do Forte, Bugio, Cidade Nova, Inácio Barbosa, Jardins, Santa Maria e Santos Dumont. No mês, mais de 400 ruas são atendidas com a operação tapa-buraco.