Assistência participa do I Encontro Intersetorial nos Territórios

Assistência Social e Cidadania
11/10/2017 15h42

Com o objetivo de dialogar sobre o funcionamento das políticas públicas para as pessoas idosas nos setores da Assistência Social, Saúde e Educação de Aracaju, aconteceu, nesta quarta-feira, 11, o I Encontro Intersetorial nos territórios: Idosos, Família e Estado, com o aporte do Ministério Público de Sergipe, no auditório Universidade Tiradentes.

O evento foi pensado para a formação de técnicos da rede socioassistencial no cuidado com os idosos. Cada secretaria participante apresentou quais as iniciativas são desenvolvidas para o fomento dessa cultura de valorização das pessoas da melhor idade. Luciane Lima, coordenadora da média complexidade da área de proteção social da Assistência de Aracaju, explicou como funcionam os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) no tocante às políticas públicas para idosos.

De acordo com Socorro Lobato, coordenadora da gestão do trabalho da Assistência, a importância desse encontro se dá pela intersetorialidade, que está presente no momento. "Precisamos ter em mente que o mesmo idoso que está em nossos Cras também utiliza os serviços da Unidade Básica de Atendimento da Família, que é ofertado pela Secretaria de Saúde e da mesma forma acontece com a Secretaria de Educação. Então, se estamos juntos para fortalecer esse elo, o trabalho é desenvolvido com mais qualidade e eficácia. Em um segundo momento desse encontro, na fase dos debates, as demandas mais robustas serão encaminhadas e adicionadas ao que já vem sendo feito".

No que compete à Saúde, uma das formas de trazer resultados práticos às discussões desenvolvidas no ambiente público e de técnicos é a notificação de violência. Quando o trabalhador da Saúde atende algum idoso com sinais de violência, ele pode fazer a sinalização através da ficha SINAN/VIVA. Com esse registro, toda a rede de proteção é acionada para a proteção daquela pessoa. De acordo com a técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes, Lidiane Gonçalves, esse trabalho já ocorre há alguns anos e é possível perceber um aumento no número de notificações. "Em 2016, foram registradas 58 notificações de violência contra idosos residentes em Aracaju. Neste ano, até o dia 9 de outubro, registramos 51 notificações. Isso quer dizer que a Rede de Atenção à Saúde está sendo acionada com mais frequência, está visitando os lares desses idosos e está trabalhando para a diminuição da incidência desse mal".

A Educação por sua vez, através de Izabel Cristina Santos da Silva, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos e coordenadora local do programa do Governo Federal 'Brasil Alfabetizado', desenvolve uma atividade bastante importante na alfabetização de idosos. "De tudo que nós já vivemos, existem algumas coisas que nos tocam e uma das delas é a alfabetização de pessoas idosas. Lembro com muita alegria de uma senhora de 72 anos que recebia correspondências do filho e sempre precisava correr atrás da vizinha para que ela assinasse o recebimento. Após a formação que realizamos com ela, não foi mais necessário pedir a alguém de fora para assinar seus documentos. Ela passou a ser protagonista da própria história, também através da escrita".