Eliane Aquino articula parcerias para cursos profissionalizantes no bairro 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
16/10/2017 14h09

Com um Mercado de Trabalho cada vez mais exigente e seletivo, a qualificação profissional toma um lugar mais importante. Com o objetivo de encontrar mecanismos que promovam a formação para o trabalho e, por conseguinte, a geração de emprego e renda, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, foi até a Unidade da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) do bairro 17 de Março, na manhã desta segunda-feira, 16, acompanhada do diretor do departamento regional do Senac, Paulo do Eirado, para uma visita técnica do espaço.

A ideia é que sejam realizados os cursos profissionalizantes de corte e costura e marcenaria, através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Assistência Social, a Fundat e o Senac. No mês de outubro, a unidade está desenvolvendo os cursos livres de Informática Básica, Avançada e Atendimento de Qualidade.

Eliane Aquino acredita que através do estímulo ao conhecimento a população pode se tornar mais preparada para o mercado de trabalho. "Viemos observar o espaço para descobrir como podemos extrair todo o potencial dele. Hoje a visita foi acompanhada pelo Senac, mas nós traremos outros parceiros também. Queremos fomentar nessa região a cultura do cooperativismo, para que as pessoas dos bairros circunvizinhos comecem a se organizar sistematicamente e utilizem essa unidade da Fundat como polo educacional, para que, a partir do aprendizado, possam evoluir profissionalmente e se tornem consumidores de bens e serviços, fortalecendo a economia de Aracaju".

O coordenador do espaço da Fundat localizada no bairro 17 de Março, Marcelo Souza, acredita que essa unidade de propósitos trará benefícios diretos à população da região. "Estamos alinhando os discursos e os processos. Nosso intuito é o de munir o nosso público cada vez com mais informações a respeito das várias áreas de atuação no Mercado de Trabalho e, para isso, as parcerias são extremamente importantes e bem-vindas".

Para Paulo do Eirado, o trabalho articulado com a administração municipal é sempre bastante relevante, principalmente pelo olhar sensível que a gestão atual tem a respeito da garantia de direitos para a população que está em situação de vulnerabilidade social. "Nós temos todo o interesse do mundo em firmar desenvolver esse trabalho junto com a Prefeitura de Aracaju. Acreditamos que existe uma demanda muito grande dos cursos de formação, principalmente nos bairros mais periféricos. Existe uma consciência nacional de que o acesso à educação é algo extremamente necessário. A elevação da escolaridade é uma política permanente de desenvolvimento e que gera um ciclo sustentável".