Escolas da rede municipal de Aracaju se preparam para a Prova Brasil

Educação
17/10/2017 11h49

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju estão realizando simulados preparatórios para a Prova Brasil. A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas redes de Educação brasileiras e é aplicada pelo Ministério da Educação. São as médias de desempenho no exame que subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de aprovação nessas esferas.

Durante os meses de setembro e outubro, os alunos receberam reforços na alfabetização e no letramento - leitura e escrita - para as turmas dos 3° anos e em Língua Portuguesa, e Matemática para as turmas dos 5° e do 9° anos. A coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora França, informou que várias escolas vêm se utilizando da rede social Whatsapp para estimular os alunos, em uma espécie de quiz, no qual eles respondem questões de Língua Portuguesa e Matemática.  "Outras vêm desenvolvendo projetos de leitura, também de forma sistemática, que visam colaborar no desenvolvimento de habilidades que são avaliadas pelo exame", explicou.

Rogério Tenório é diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira e lá eles utilizaram o Whatsapp para reforçar o ensino. “A gente sabe que quando os alunos ficam de férias há uma quebra no fluxo da aprendizagem, então, nós utilizamos o Whatsapp para enviar questões de Português e Matemática e o resultado foi muito positivo, nós acabamos fazendo um atendimento individualizado com cada aluno e eles responderam muito bem a essa metodologia”, afirma o diretor.

Revisões e Simulados

A Emef General Freitas Brandão elaborou um material didático que consiste em um caderno com questões práticas para os professores utilizarem diariamente como explica a diretora adjunta Vilma Lima. “Aqui nós fazemos revisões diariamente e percebemos o engajamento dos nossos alunos, pois estabelecemos um ritmo de leitura e de resolução de questões e os alunos estão bem interessados e envolvidos”, explicou a diretora.

Já a Emef Maria Thétis Nunes elaborou revisões e simulados com questões das provas passadas e nesta terça-feira, 17, foi a vez dos alunos dos 5° e 9° anos realizarem o simulado. “Aqui nós estamos com a melhor expectativa possível, hoje nós colocamos o tempo e o cartão de respostas para que eles se habituem ao preenchimento correto da Prova Brasil e dentro do tempo desejado”, explicou o diretor da unidade de ensino, Leonardo Guimarães.

A aluna do 9° ano, Amanda Sthefany Sobral, 14 anos, se mostrou bem confiante. “Eu estudei muito para fazer esse simulado, como se estivesse estudando para a prova em si, então eu acho que vou fazer uma boa prova sim”, afirma. Já Guilherme dos Santos Silva, 10 anos, disse que se dedicou à Matemática, pois era a matéria que tinha dificuldade. “No simulado anterior eu não fiz bem a prova de Matemática, então eu estudei muito com a minha professora e acho que agora vou fazer uma boa prova sim”, analisou.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de aprovação nessas esferas. A Prova Brasil acontecerá entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017.