Secretaria recebe músicas e fotos dos usuários dos Caps em comemoração ao Dia da Saúde Mental

Saúde
17/10/2017 16h31

Com muita música e animação, a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) iniciou nesta terça-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizada no bairro Coroa do Meio, a semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 outubro. Além dos funcionários da SMS, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também participaram do evento e puderam prestigiar a abertura da exposição fotográfica que mostram as ações realizadas pela Reaps ao longo dos últimos 15 anos.

A Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (Ausmes) marcou presença no evento, através do conselheiro fiscal, Everton Tavares. Ele agradeceu o convite e ressaltou a importância da união de forças na luta antimanicomial, e de uma Rede de Saúde Mental cada vez melhor. “O usuário de saúde mental é um cidadão, um ser humano, e merece que todos nós, da Associação e da Prefeitura, estejamos juntos em prol dessa causa. Temos muito a avançar e precisamos nos unir, pois a saúde é a essência da vida”, avaliou.

Grandes sucessos da Música Popular Brasileira, interpretados pela usuária do Caps Liberdade, Maria Zélia Mendonça, fizeram a alegria dos presentes, que dançaram e cantaram cheios de animação. Seu Eronildes dos Santos, usuários do Caps AD Primavera há quase três anos, ficou feliz em participar das comemorações. “Essa é a primeira vez que eu participo de uma atividade fora do Caps e estou gostando bastante. A música alegra a alma, e com essa turma animada valeu muito a pena participar”, comemorou.

O coordenador da Reaps, Dalmare Sá, lembrou que atividades serão desenvolvidas até o final da semana, com o objetivo de levar para dentro da Secretária da Saúde tudo aquilo que é produzido pelos usuários dos Caps. “Hoje, iniciamos com a mostra fotográfica e a apresentação artística de uma usuária. Na quarta-feira, faremos uma feira de artesanato com os artigos que são produzidos nos Centros de Atenção Psicossocial. Para encerrar, na sexta-feira, faremos com um cortejo cultural pelos corredores da SMS”, informou.