USF tem manhã totalmente dedica à prevenção e promoção à saúde da mulher

Agência Aracaju de Notícias
18/10/2017 12h50

O senso comum já diz que prevenir é melhor do que remediar, e esse é o norte tomado para as ações desenvolvidas durante este mês com o Outubro Rosa. Através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as unidades de saúde de Aracaju têm inserido atividades voltadas para a prevenção e controle do câncer de mama na capital e, nesta quarta-feira, 18, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Augusto César Leite, localizada no conjunto Santa Tereza, reuniu equipes em diversas ações de promoção à saúde e bem-estar da mulher. 

Uma manhã diferenciada para muitas das usuárias. A USF reuniu saúde, música, dança e beleza para chamar a atenção para a importância que as mulheres devem dar, principalmente, às atitudes mais simples relacionadas ao seu corpo. Por lá, foram ofertados exames de mama, de lâmina, teste rápido de HIV/Aids e sífilis, maquiagem, massagem, aula de zumba, palestras e um café da manhã especial. 

Uma das usuárias que soube aproveitar a ocasião foi dona Ana Cristina Santos de Souza, de 55 anos, que foi fazer exame da mama e acabou aproveitando os outros serviços também. “Juntou tudo o que eu precisa em um dia só. Vim para fazer um exame e acabei encontrando tantas coisas que me animei e fiquei. Quero sair até maquiada”, contou animada. 

Evelyn Lobo, gerente da unidade, contou que para a realização das atividades, as equipes se organizaram durante pouco mais de um mês. “Durante todo o ano chamamos a atenção das mulheres quanto ao cuidado que elas devem ter, seja na realização do autoexame da mama ou dos exames e consultas médicas, mas, decidimos nos dedicar a um dia atípico para fazer um reforço. Tivemos uma procura bastante expressiva e o nosso objetivo é de que essas mulheres saiam da unidade mais conscientes com relação a elas mesmas”, afirmou. 

Responsável pela organização das atividades, a assistente social da unidade, Marta Álica, destacou que ações como essa devem ser difundidas para, cada vez mais, chamar atenção para a prevenção. “Muitos problemas podem ser evitados se houver prevenção. Muitas vezes, por conta do cotidiano, as mulheres não se cuidam, esquecem de si, então, realizamos as atividades na unidade para ressaltar a necessidade delas se olharem com mais amor e, assim, se cuidarem mais. Esse cuidado deve ser permanente”, frisou. 

Para compor as ações, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também se fez presente na manhã desta terça. Com ginástica corporal, orientação de postura nas atividades diárias, por exemplo, e ginástica facial para prevenir o envelhecimento, o Nasf mostrou alguns cuidados que podem e devem ser tomados no dia a dia, além de chamar atenção das usuárias para que elas passem a se olhar mais. “É um momento em que podemos falar, inclusive, sobre empoderamento, afinal, quando a mulher passa a se olhar mais, se cuidar mais, se preocupar mais consigo mesma em primeiro lugar, também estamos falando em empoderamento. Essa reflexão procuramos levar até as usuárias para que elas saiam da unidade com um outro olhar sobre elas mesmas”, ressaltou a fonoaudióloga do Nasf, Gláucia Ramos. 

A Universidade Tiradentes (Unit) foi parceira na ação. Algumas alunas do curso de Enfermagem auxiliaram nas atividades durante toda a manhã. “Viemos dar um apoio, através das nossas alunas de Enfermagem, nas diversas ações realizadas na unidade com foco na mulher e chamar a atenção para a necessidade de se tocar e procurar um serviço de saúde, tanto para se instruir, como também para prevenir e tratar qualquer tipo de doença. Esse é um momento de troca de extrema necessidade”, reforçou Kátia Vidal, professora de Saúde Pública da Unit quem acompanhou as alunas na ação. 

Importância do autoexame 

Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 450 novos casos de câncer de mama poderão surgir em Sergipe até o final de 2017, 230 deles somente em Aracaju, e existem alguns fatores de risco como idade, alterações hormonais e histórico familiar, porém, a prevenção continua sendo uma aliada. A importância do autoexame foi uma dos quesitos mais levantados durante a ação na USF. 

“O autoexame da mama é a primeira fase para prevenir o câncer de mama, então, essa também é a primeira instrução que damos às mulheres. O nosso foco, além de tratar possíveis doenças, é aliar educação e saúde. Focamos muito no câncer de mama e no do colo do útero, mas, as mulheres devem se ater a todo o corpo. Cuidar da saúde é cuidar da autoestima. Não é apenas a mama ou um útero, é uma pessoa. Temos que nos cuidar por inteiro. Se eu estou bem, eu me cuido. Aqui estamos dando alguns caminhos para que elas possam se cuidar mais e melhor”, destacou a enfermeira da unidade, Marleide Leal, responsável pelas exames de mama. 

No Brasil, a recomendação da mamografia é para mulheres entre 50 e 69 anos, porém, o autoexame deve ser feito ser feito uma vez por mês, logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15. 

Com 25 anos, Arlene Santos Oliveira já sabe da necessidade de fazer o autoexame. “Sei que ainda não estou na idade de risco, mas acho que cuidado nunca é demais, por isso, procuro me tratar e faço o autoexame em casa. Vim para fazer um exame de lâmina, mas aproveitei os outros serviços”, disse a usuária da unidade. 

Dona Maria de Jesus Souza, de 56 anos, é uma típica mulher multitarefa, mas que não se deixa descuidar. “Às vezes acontece de não ter tempo para quase nada, mas eu não deixo de fazer os meus exames. O autoexame, por exemplo, sempre tenho receio de estar fazendo errado, daí venho à unidade de saúde para tirar minhas dúvidas e também aprender a fazer direitinho”, afirmou. 

A mais animada entre tantas mulheres que passaram pela USF era dona Maria José Araújo. Com os 74 anos completados recentemente, ela chegou para fazer um exame e acabou dançando zumba, num ritmo mais empolgado do que muitas moças mais jovens. Hoje, após um derrame e com problemas na visão, ela aumentou os cuidados com a saúde. “Não sei fazer o autoexame direito, mas, não deixo de fazer mesmo assim. Venho sempre à unidade fazer os exames que preciso e pretendo seguir sempre assim. Acho que se não me cuidasse eu estaria bem pior”, concluiu.