Concerto de Giordano Passini encerra edição do Programa Ossos do Ofício da Funcaju

Cultura
18/10/2017 22h24

Uma noite memorável para quem compareceu ao Teatro João Costa, no Centro Cultural. Assim foi definido o concerto do violonista italiano Giordano Passini, que encerrou a segunda edição do Programa Ossos do Ofício, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, na noite da última quarta-feira, 18. Giordano está em turnê pelo Brasil e se encantou com a capital sergipana.
 
“Amei a cidade e gostei muito de poder compartilhar minha experiência com as pessoas daqui. Tivemos a palestra e agora o concerto, onde pude conhecer o público e os alunos de música, foi muito bom poder fazer esta apresentação em um lugar bacana como este e vou levar recordações de Aracaju por onde passar”, afirmou Giordano. 
 
A diretora da Escola de Artes Valdice Teles, Giuliana Maria, se encantou com a apresentação do italiano e valorizou a importância do público ter participado do programa Ossos do Ofício. 

“Foi uma apresentação belíssima. O Giordano tem uma capacidade de silenciar o palco e de comunicação com o público impressionante. Ele toca como se tivesse em êxtase executando o instrumento e isso é extremamente bonito e prazeroso de assistir. Um grande artista que o público sergipano teve a oportunidade de conhecer no programa Ossos do Ofício”, destacou Giuliana. 
 
O professor de violão do departamento de música da Universidade Federal de Sergipe, Fabiano Zanin, também elogiou o concerto e falou sobre a gratificante experiência de poder ter levado seus alunos para prestigiarem o evento. 

“O concerto foi muito legal. Trazer artistas internacionais para Aracaju é uma atitude muito bacana. O Giordano tocou um repertório bem eclético de grandes compositores do violão do século 19 até obras contemporâneas. Foi muito válido ter uma experiência do que está acontecendo no mundo, de um grande concertista que está tocando pelo mundo e conseguindo vir para Aracaju e nossos alunos tendo a oportunidade de escutá-lo e aprender um pouco com ele também”, ressaltou Fabiano.   
 
Sobre Giordano Passini

O violonista italiano nasceu em 1986 e começou a estudar música aos 12 anos. Em 2011, formou-se no Conservatório Licinio Refice, em Frosinone na Itália. No final de 2011, frequentou, durante dois anos, a especialização em "Tarrega Guitar Academy" em Pordenone com M° Paolo Pegoraro e M° Adriano Del Sal. Em 2013, frequentou um Mestrado de Especialização em "Il Cantiere della Musica" em Monterotondo, na Itália, sob a orientação do Maestro Arturo Tallini. Em 2015, foi incorporado ao prestigiado II Mestrado em "Interpretação de Música Contemporânea" no Conservatório Santa Cecilia em Roma, onde se formou brilhantemente em 2016. Giordano tocou em importantes festivais e temporadas musicais, incluindo: Tarrega Guitar Festival (Klang), Guitar Reunions Acerra (Nápoles), Festival de Guitarra Valerio (Yogyakarta), Altamira (Hong Kong), Festival Joaquin Rodrigo (Porto San Giorgio), Festival Muzicala (Craiova), além de ter ganhado vários prêmios em competições nacionais e internacionais. Atualmente ele está se apresentando em diversos países, passou pela Venezuela em maio, pela Espanha em junho, fez uma turnê na Ásia em agosto e neste mês de outubro está viajando pelo Brasil.