Saúde municipal capacita profissionais em evento promovido pela Clínica Santa Helena

Saúde
19/10/2017 15h55

Um dos pilares da Política de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é a prevenção. Sendo assim, o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), é sempre convidado para proferir palestras educativas nos estabelecimentos públicos e privados. Em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, o Programa Municipal de IST/Aids participou na manhã desta quinta-feira, 19, de uma ação educativa, promovida pela Clínica Santa Helena, no bairro Suíssa.

A psicóloga e técnica do Programa IST/Aids, Maura Olim, falou durante o evento sobre prevenção e tratamento de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (como clamídia; gonorreia; HPV; tricomoníase; herpes simples e genital; hepatite B e C, e HIV/Aids), além de ter feito um alerta para o aumento nos casos de sífilis.

“Temos que ficar atentos, pois a sífilis acabou voltando, mesmo já tendo sido erradicada em nosso país no passado. Existe a sífilis adquirida através de relações sexuais sem preservativos e a sífilis congênita, que é transmitida ao bebê na hora do nascimento pela mãe infectada. Vale ressaltar que todas as IST’s têm cura, exceto o HIV/aids, que possui apenas tratamentos de controle”, informou Maura.

Para combater de maneira mais eficaz essa questão, foi instituído, no último mês de março, o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a ser celebrado sempre no terceiro sábado de outubro. Este ano, a data alusiva à campanha de conscientização será no próximo sábado, dia 21.

A gerente de Recursos Humanos da Clínica Santa Helena, Clarissa Azevedo, explicou que esta ação faz parte da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que se encerra amanhã, dia 20. “Para nós, promover a segurança é promover a saúde. Então convidamos especialistas em várias áreas que têm esse foco, para falar com os nossos colaboradores. Gostei muito da explanação da técnica da SMS, pois foi muito prática e informativa”, elogiou Clarissa.

Esclarecimentos que também foram bem aproveitados pela funcionária da Higienização da clínica, Rosângela Costa Cavalcante. “Achei muito útil todas as explicações sobre as doenças que podem ser transmitidas através das relações sexuais, inclusive como colocar de forma correta a camisinha feminina. É muito importante ter acesso a palestras como essa, promovidas por profissionais especializados que nos explicam e tiram todas as nossas dúvidas”, reconheceu.