Educação para a cidadania: líderes de turmas colaborarão na gestão escolar

Educação
19/10/2017 14h30

Olhares atentos e a euforia de quem não escondia o sentimento de pertencimento ao ver a sua escola se transformar, de fato,  em um espaço de todos. Esta quinta- feira, 19, foi de solidificação da cidadania já que 48 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, bairro Santa Maria, foram diplomados: 24 líderes e 24 vice-líderes das turmas dos períodos da manhã (1º ao 5º ano) e tarde (6º ao 9º ano). À noite, mais 18 estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) serão empossados.  Dessa forma, mais um importante passo foi dado em prol do exercício de uma gestão democrática. A unidade de ensino possui 1006 estudantes nos três períodos.

Intitulado “Liderança Teen” e idealizado pela própria escola, a iniciativa foi integrada ao contexto do projeto Educação para a Cidadania, desenvolvido nas escolas da rede pela Coordenação de Políticas para a Diversidade (Coped) da Secretaria Municipal da Educação da Aracaju de Aracaju (Semed). Os estudantes empossados colaborarão com as discussões e decisões, bem como das atividades culturais e esportivas, além de serem um elo de diálogo entre os colegas, professores e equipe diretiva da unidade de ensino.
 
A secretária da Educação, Cecília Leite, coordenadores e diretores da Semed fizeram parte deste momento. Cecília externou a importância da escola promover a cultura da paz por meio de projetos que envolvam os estudantes e façam deles os agentes de diálogo entre todos, a fim de somar para que a escola possa ser mais do que um espaço de ensino pedagógico, tornando-se, também, um ambiente do exercício da cidadania, disseminação dos direitos e deveres de todos."É desta forma que a escola cresce fisicamente e em essência, quando todos estão unidos, dialogando, construindo ações e dividindo ideias. Espero que todos os estudantes exerçam seus mandatos com responsabilidade e entendimento de que a escola é deles, de suas famílias e de toda a comunidade do bairro. Ela precisa estar bem para todos estarem e, assim, a cultura da paz ser, de fato, colocada em prática dentro e fora da escola", explica.
 
Na prática

A estudante Raíssa dos Santos tem 11 anos e tornou-se líder da turma do 5º ano B. Para ela, a popularidade e responsabilidade foram fatores determinantes na votação dos colegas. " Eu sou amiga de todos e sempre ouço todos os lados. Vou poder ajudar meus amigos, falando por eles quando precisar. Isso é muito bom porque fica tudo mais organizado", revela.
 
Já Gleisyane Nascimento é a líder do 2° A e o entendimento dela sobre sua atuação é o de colaboração com as atividades na rotina da sala de aula. "Eu vou ajudar minha professora quando ela pedir e vou ajudar para que os meus amigos não baguncem, conversando com eles", diz.

Manoel de Lira é pai de Gleisyane e fala da importância em envolver a família nas atividades da escola. "Estou achando muito bonito o que está sendo feito na escola com as crianças, principalmente chamando os pais para acompanharem. Com isso, nós podemos participar da vida deles e ver seu desenvolvimento. Além do mais, nos chama para a responsabilidade e faz de nossos filhos pessoas responsáveis, também", elogia.
 

Educação para a democracia
 
Das 74 unidades de ensino, 21 ofertam o ensino fundamental maior (6º ao 9º ano) e é com elas que o Projeto Educação para a Democracia, da Coped/Semed, será implementado. De acordo com a coordenadora da Coped, Maíra Ielena, as escolas que oferecem o ensino fundamental maior deverão fazer o projeto para eleições de representantes de turmas. Algumas escolas, segundo ela, já possuem uma ação neste sentido e por isso houve a parceria, como é o caso da Emef Laonte Gama e Costa Melo. Nas demais, o projeto deverá ser implementado. "Iniciamos o projeto em março, firmamos parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pretendemos ter ainda mais parceiros. Na próxima semana, estaremos com a Oviêdo Teixeira e, na semana seguinte, com a Emef Presidente Vargas. Junto ao TRE os estudantes terão aulas sobre política, cidadania, participação cidadã, processos democráticos e construíram, junto à direção da escola, a eleição para os representantes. As demais escolas deverão seguir o mesmo caminho", explica Maíra. 
 
A diretora da Laonte Gama, Izabel Cristina Santana, explica como foi o processo na unidade de ensino. "O projeto tem uma representatividade muito grande porque com ele nós oportunizamos ao nosso alunado o exercício da democracia. Houve todo um processo realizado até chegarmos no dia de hoje. Ele foi iniciado com a conscientização sobre cidadania e liderança de acordo com a faixa etária dos estudantes.  Contamos com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral( TRE),  que veio à escola preparar nossos estudantes. O segundo passo foram as eleições, realizadas na semana passada e, hoje, a posse", conta.