Empreendedorismo no setor público é tema de curso direcionado a gestores municipais

Planejamento e Orçamento
19/10/2017 17h54

A turma formada por cerca de 30 coordenadores e diretores de diversos órgãos da Prefeitura Municipal iniciou, nesta quinta-feira, 19, o curso intitulado "Empreendedorismo no Setor Público", uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). A capacitação visa apresentar ferramentas de inovação e criatividade aos gestores, no sentido de agregar os perfis empreendedor e intraempreendedor ao  setor público focando no atingimento de metas e objetivos estipulados pela gestão. Promovido pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), o curso tem a duração de oito horas e acontece na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

O professor do curso, Frederico Carvalho, que também é professor e coordenador do Curso de Administração da Fanese, avaliou a ação do governo municipal como positiva pelo fato de contribuir para o crescimento dos profissionais, que executarão os conceitos apresentados no curso no dia a dia de trabalho e, consequentemente, melhora a execução do serviço público. "O curso vem para dar uma alavancagem no pensamento das pessoas, de melhoria, de crescimento, de inovação e criatividade, como podem aplicar o conceito de empreendedorismo, um conceito tão voltado para a iniciativa privada, dentro do setor público. A partir disso, elas começam a ter uma análise mais crítica, a se perceber dentro do processo, e passam a executar suas atividades de forma melhorada", explicou.

Atento ao conteúdo ministrado, o coordenador financeiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Olívio Tiburcio Neto, disse que o palestrante, além de interagir com os participantes, "abordou bem os conceitos de empreendedorismo, usando exemplos teóricos e práticos, além de recursos de avaliação individual que nos levou a refletir sobre nossa condição profissional no órgão onde atuamos. Isso dá mais valor no que tange a qualidade do serviço público e a melhor gestão dos recursos, fortalecendo os princípios de compromisso e envolvimento com a coisa pública", destacou o representante da Emurb, avaliando como positivo e valoroso o incentivo dado pela Prefeitura de Aracaju aos seus servidores.

Certificado

De acordo com a coordenadora pedagógica da Esgap, Mônica Soares Rosário, os inscritos nos cursos e palestras realizados pela Escola de Governo e Administração Pública recebem, ao final de cada evento, certificados de participação que são remetidos para o email informado no ato de inscrição.

Próxima Palestra

Seguindo a programação de cursos e palestras, acontece nesta sexta-feira,20, na Esgap, a partir das 9h, a palestra "Políticas Públicas de Segurança Municipal - Novos Desafios", que será ministrada pela coordenadora de Projetos na Área de Segurança Humana, Dra. Roberta de Mello Correa,  e pela coordenadora do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dra. Ana Paula Mendes de Miranda. Este evento é, também, uma promoção da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), desta vez em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).