Defesa Civil de Aracaju mantém atenção aos impactos das chuvas

Defesa Social e Cidadania
19/10/2017 17h42

Diante dos impactos provocados pelas chuvas, o número emergencial 199, tem possibilitado a diminuição do tempo resposta aos chamados da população. Através desse contato, a Defesa Civil de Aracaju é acionada para realizar a avaliação de risco no local indicado pelo solicitante. O serviço está disponível 24 horas por dia e, desde a noite da última quarta-feira, 18, foram registradas cinco ocorrências.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, capitão Sílvio Prado, explica que alguns casos recorrentes tem relação com infiltrações. "Os registros realizados através do 199 estão relacionados a danos estruturais, nas residências, em virtude de infiltrações ou ameaças relacionadas a invasão da água, que ocorre especialmente em locais próximos aos canais ou rios", avaliou.

Entre as solicitações, três partiram do bairro Bugio e outras duas  do Lamarão. Apenas um dos casos esteve relacionado a risco de desabamento, referente a um muro. O caso foi averiguado pelos técnicos, que emitiram um laudo indicando as causas do problema e as medidas a serem adotadas pelo proprietário da residência. Apenas uma das solicitações foi realizada durante a noite da quarta-feira, 18, e  tinha relação com  a elevação do nível de água na rua onde mora a solicitante do serviço. "Nesse caso não foi necessário retirar a família do local, pois a água não chegou a invadir a casa. A situação foi acompanhada pelas nossas equipes durante toda madrugada, para prestar a assistência necessária, caso houvesse agravamento", revelou o capitão Sílvio Prado.

Além do atendimento às ocorrências registradas através do 199, o monitoramento das áreas de risco é intensificado, especialmente em momentos de grandes precipitações. Somente nas últimas 24 horas foi registrado o acumulo de 92.8 mm de chuvas. Para a noite desta quinta-feira, 19, é esperado um volume de chuvas inferior ao da noite passada, podendo variar entre 50 mm e 70 mm, de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

199

O serviço emergencial funciona em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que realiza o primeiro atendimento, através do qual são registras as características da situação além dos dados pessoais do solicitante. A partir daí, o caso é imediatamente encaminhado para a equipe da Defesa Civil de Aracaju, que se desloca até o local indicado para realizar a avaliação de risco e adotar as medidas cabíveis.

"O contato deve ser realizado caso surjam rachaduras nas casas, inclinação de muros ou movimentação de terra e de telhado, em razão dos ventos. Além disso, também podemos ser acionados em situação de inclinação de árvores e postes", alerta o capitão Sílvio Prado.