Saúde do Idoso é tema da 8ª edição do CineSUSgestão

Agência Aracaju de Notícias
19/10/2017 18h36

A saúde do idoso foi o tema da 8ª edição do CineSUSgestão, realizada nesta quinta-feira, 19, no Centro Cultural de Aracaju. O projeto da Secretaria Municipal da Saúde utiliza o cinema como dispositivo para que os gestores e usuários possam discutir os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


De acordo com o coordenador do projeto, Murilo Andrade, o CineSUSgestão começou em março deste ano e é realizado uma vez por mês. “A gente escolhe às vezes um longa, no caso de hoje foram dois curtas. O debate é mais voltado para os gestores, mas é impossível pensar gestão e na saúde pública sem pensar na população, nos usuários”, disse.


Segundo ele, o tema é escolhido de acordo o mês. Neste caso, saúde do idoso porque no dia 1° de outubro foi comemorado o dia internacional do idoso. “Discutimos um pouco dessa questão que envolve a saúde do idoso como sexualidade, autonomia, cuidado, considerando que a população está envelhecendo. É bacana que a gente consiga olhar para esse público com o olhar merecido, com o cuidado e com o respeito que eles merecem”, destacou.


Ainda segundo Murilo Andrade, o CineSUSgestão é um jeito inclusive de colocar gestores e usuários juntos num espaço leve. “Utilizar a tecnologia para poder produzir debates, realizar ações, trazer conhecimento e trazer até mesmo algumas ideias que podem ser trocadas para melhorar, facilitar o cuidado e atenção dos usuários do SUS Aracaju”, pontuou o coordenador do projeto.


Usuários aprovam

 

A aposentada Argentina Soares, de 74 anos, usuária da Unidade de Saúde da Família Fernando Sampaio, no Castelo Branco, aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que eu venho e gostei bastante. Nós somos muito ativos. Achei maravilhoso”, afirmou.


Também usuária da Unidade de Saúde do Castelo Branco, Zélia Santos, achou a discussão válida. “Eu gosto de acompanhar, de aprender cada vez mais as coisas, de escutar, e isso faz bem pra minha saúde. Eu procuro cada dia ser melhor”, opinou.