Diagnóstico e tratamento da sífilis é ofertado de forma gratuita na rede municipal de saúde

Agência Aracaju de Notícias
20/10/2017 16h05

Todos os anos, o terceiro sábado do mês de outubro é lembrado como o Dia Nacional de Combate à Sífilis. A doença, que é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) é causada pela bactéria Trepona pallidium e pode ser transmitida através de relação sexual sem proteção ou da mãe para o bebê durante a gestação. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém uma frente de combate à sífilis e oferece diagnóstico e tratamento gratuitos. O setor faz parte do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.

O diagnóstico da doença pode ser feito através de um teste rápido, disponível em todas as unidades básicas de saúde e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Cemar do bairro Siqueira Campos. O exame consiste na coleta de sangue através de um pequeno furo no dedo e o resultado sai em 20 minutos. Se a bactéria for detectada, o paciente inicia imediatamente o tratamento à base de penicilina, que é o antibiótico mais eficaz na cura da sífilis.

Casos

No ano de 2016, foram confirmados em Aracaju 66 casos de sífilis em gestantes. Até o momento, o ano de 2017 acumula 60 casos confirmados. Nos casos em que houve a transmissão da mãe para o bebê (congênita), o ano de 2016 apresentou 75 casos confirmados. Já em 2017, até agora são 56 casos confirmados.

Embora os números apresentem um aumento, isso se deve ao fato de o diagnóstico estar sendo feito de forma mais eficaz. "Tivemos quatro anos muito difíceis na gestão passada, com greves, desestabilização dos profissionais e falta de insumos. Hoje a saúde da cidade está se estabilizando", afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tânia Santos.

"A população com maior incidência são profissionais do sexo e homens que fazem sexo com outros homens (HSH). Mas qualquer pessoa que teve um comportamento vulnerável, ou seja, não usou preservativo na relação sexual, deve fazer o teste o quanto antes", alerta a enfermeira Marília Uchôa, técnica responsável pela frente de combate à sífilis, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SMS.

A sífilis é categorizada em três fases. Na primária, pode aparecer uma pequena ferida no órgão sexual, chamada de cancro duro, que não dói, não coça e não tem cheiro. Se nada for feito, a ferida desaparece em cinco dias e a doença evolui para a fase secundária, onde podem aparecer feridas na palma da mão e na planta do pé, além de queda de cabelo. Na fase terciária, se não tratada, a pessoa pode apresentar problemas cerebrais e cardíacos, podendo levar a óbito.

Gestantes

"A sífilis é uma doença que tem cura, o tratamento é eficaz e o medicamento é ofertado gratuitamente. O grande problema é que na maioria das vezes as pessoas não dão importância, e quando vão descobrir que tem sífilis é quando a mulher está gestante. E muitas vezes ela não consegue fazer o tratamento porque começa o pré-natal tardiamente ou não realiza, e passa para o bebê, o que chamamos de transmissão vertical", explica Marília. Um bebê infectado com a bactéria pode nascer com problemas como surdez, cegueira ou ainda a gestante sofrer um aborto.

Durante o pré-natal, a gestante pode detectar a sífilis em três momentos: com o teste rápido, durante a primeira consulta; durante o pacote de exames do segundo trimestre da gestação; ou ainda no pacote de exames realizado no final da gestação.

Tânia explica que o pré-natal é de extrema importância para o combate à sífilis. "Assim que a mulher descobrir a gravidez, deve iniciar o pré-natal porque, se estiver infectada,  vai ter mais tempo de fazer o tratamento. As 44 unidades de saúde de Aracaju  ofertam o pré-natal, temos profissionais capacitados. Além da sífilis, o acompanhamento também ajuda a prevenir e combater outras doenças e alterações na gravidez".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha com a meta de reduzir a sífilis congênita (passada da mãe para o bebê) para 0,5 caso para cada mil nascidos vivos, o que tornaria uma doença erradicada. Cerca de 1,1% da população brasileira, em torno de 937 mil pessoas, é infectada pela sífilis todos os anos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Programação

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo e apoiando diversas atividades durante o mês de outubro para chamar a atenção do número crescente da sífilis na cidade. Desde o último dia 4, vários locais como unidades de saúde, supermercados e escolas estão recebendo o CTA itinerante, uma van adaptada que contém dois compartimentos: um para a realização do exame e outro para a entrega do resultado de forma individual.

A programação segue até o próximo dia 31 e vai passar por locais como o terminal rodoviário Governador José Rollemberg Leite, no dia 28, e no lançamento do programa Praia Limpa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), na praia de Atalaia, no dia 29.