Defesa Social promove palestra sobre Políticas de Segurança Pública

Defesa Social e Cidadania
20/10/2017 14h40

As Políticas de Segurança Pública Municipal foram tema de palestra promovida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), na manhã desta sexta-feira, 20. A ação desenvolvida com o apoio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), através da Escola de Governo, promoveu palestra com as professoras doutoras Ana Paula Miranda e Roberta Correia, que são pesquisadoras do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC).  

O secretário municipal da Defesa Social, Luis Fernando Almeida, destaca a importância de agregar ao conhecimento prático dos serviços o conhecimento acadêmico e também o popular, que parte dos próprios cidadãos.  "É a partir desse conjunto de conhecimentos que podemos  evoluir e proporcionar  um melhor tratamento aos munícipes. Esse momento é muito proveitoso tanto para os guardas municipais quanto para nós, gestores", declarou.  

Durante a palestra, a doutora Ana Paula Miranda, professora da Universidade Federal Fluminense, apresentou experiências relacionadas à segurança municipal de outras cidades do país. "Explanamos aqui a experiência com planos de segurança e gestão da informação para guardas municipais, com base em um trabalho que realizamos junto com algumas cidades, identificando os problemas locais e ajudando a construir soluções locais para as demandas da construção de políticas públicas", destacou.

Entre os principais desafios apontados pela, também, palestrante Roberta Correia,  está a busca por uma atuação democrática, preventiva e não repressiva, das guardas municipais.  "Esse foi, inclusive, um aspecto identificado nos estudos que realizamos no Rio de Janeiro, através do qual  ficou evidenciado o viés repressivo. É preciso pensar qual a função da guarda dentro da cidade e quais atribuições ela deve exercer", indicou.

Após a palestra, o público, formado por guardas municipais de Aracaju e membros da SMTT, pôde debater  sobre seus anseios, desafios e perspectivas no processo de efetivação dos serviços de segurança do município. Tássia Nascimento, supervisora da guarda municipal, considerou a oportunidade positiva.  "Temos a possibilidade de nos integrar a partir do contato com pessoas de outros setores da sociedade e principalmente ter acesso ao conhecimento. A partir disso, podemos renovar o nosso agir e melhorar cada vez mais os serviços que prestamos à sociedade", avaliou.

O diretor da Escola de Governo, Bosco Rolemberg, ressalta que esse processo de construção do conhecimento atua como forte aliado para implementação da segurança municipal.  "Esse é um dos desafios que o prefeito Edvaldo Nogueira tem colocado como prioridade no planejamento estratégico. O objetivo é dotar, cada vez mais, a cidade de Aracaju, assim como a população, de tranquilidade e garantir o exercício da cidadania", ressaltou.