Microempreendedores do Conjunto Bugio participam de encontro promovido pela Fundat

Formação para o Trabalho
20/10/2017 18h03

"Foi fantástico, muito bom. Foi como uma vitamina para revigorar. A Fundat está de parabéns, acertaram no evento". Estas foram as palavras escolhidas por Rogério Prado, 43, para descrever a segunda edição do Encontro de Empreendedores de Aracaju, realizado nesta sexta-feira, 20, pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O evento aconteceu das 8h às 12h, na Associação dos Moradores Pró Melhoria e Defesa do Conjunto Bugio, e reuniu microempreendedores da região com o intuito de impulsionar a prática empreendedora e, consequentemente, o crescimento da geração de renda da comunidade.

Para Rogério, que trabalha como músico há 20 anos, o aprendizado adquirido serviu para revigorar o ânimo para continuar desempenhando sua atividade com mais entusiasmo. "Em algum momento a gente acaba desanimando e desacreditando do nosso potencial e, aqui foi maravilhoso para nos renovar. Tudo em um lugar e com um só objetivo", conta o participante, morador do Bugio há 31 anos e formalizado como Microempreendedor Individual (MEI), desde 2015.  

Esse aprendizado foi distribuído em uma programação que contou as palestras sobre formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI), promovida pela Fundat, motivacional de empreendedorismo, ministrada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e outra sobre oferta de microcrédito com os Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Banco do Nordeste (BNB).

A diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, explica que o Encontro serve como um ponto de apoio para os trabalhadores autônomos formais e informais de Aracaju. "O nosso propósito é fazer com que saibam que existe um espaço onde eles podem tirar as dúvidas e ser orientados a respeito do gerenciamento do próprio negócio", afirma a diretora, salientando que a meta é continuar investindo nesse projeto.

Segundo o palestrante e consultor de gestão de pessoas do Sebrae, Igor Coelho, o conteúdo da palestra foi direcionado aos traços comportamentais dos empreendedores.  "As pessoas que têm vontade de se tornar empreendedoras precisam de estímulo para desenvolver e acreditar no seu potencial. E esses encontros servem para levar reflexão para que elas confiem em si, principalmente neste momento de crise", explica Igor, ressaltando a necessidade de estimulá-las a identificar as oportunidades de mercado. "Mais importante que a técnica é o desenvolvimento de uma atitude comportamental", acrescenta.

O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Bugio, Aragão Barroso, conta que é a primeira vez que o local recebe um evento direcionado a esta temática. "É uma ótima oportunidade para os moradores, a partir de hoje, eles entenderão a importância de passar por um processo de reciclagem de conhecimento para continuar melhorando o próprio negócio", destaca Aragão.

Pequenos empreendedores

Emily Machado e Marcos Nunes são casados e proprietários de um estúdio de tatuagem no Bugio. Ele atua na área há 15 anos e ela há três. Marcos revela que o trabalho com a tatuagem possibilitou unir algo que ele gosta a uma atividade lucrativa. "É um evento muito bom, motivador e interessante, as informações ajudaram muito. Eu gosto do que faço, me sinto bem e tenho minha autonomia financeira", revela.

Para o casal, participar do evento trouxe mais motivação, segurança e direcionamento sobre como conduzir o empreendimento daqui pra frente. "Estamos mais seguros e informados, somos MEIs e, mesmo que não trabalhemos de carteira assinada, possuímos direito a aposentadoria como qualquer trabalhador", esclarece Emily.