Prefeitura homenageia escritores sergipanos pelo ‘Dia do Poeta’

Agência Aracaju de Notícias
20/10/2017 21h19

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através do Núcleo de Mídias da Secretaria Municipal da Comunicação Social, reuniu obras de vários poetas sergipanos, como forma de homenageá-los pelo dia dedicado a eles, celebrado nesta sexta-feira, 20. A ação foi divulgada nas redes sociais da administração municipal e tem o objetivo de incentivar a leitura, escrita e publicação de poesias.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que descobriu a poesia ainda na infância, um dia dedicado aos poetas é muito pouco para demonstrar o reconhecimento que a Prefeitura tem por eles. "A poesia é alimento para a alma. Desde que ganhei o primeiro livro da minha mãe, ainda criança, descobri o agigantamento do mundo através da literatura. Essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju de homenagear os nossos poetas e poetizas, trovadores das palavras que nos brindaram e continuam brindando com um indefectível talento, é muito positiva. Parabéns pelo  Dia do Poeta. Bravíssimos", enalteceu.

O secretário municipal da Comunicação, Luciano Correia, destacou a importância do ‘Dia do Poeta' para a reconstrução da qualidade de vida de Aracaju. Segundo ele, o olhar do escritor conduz a cidade para o futuro. "Poucas pessoas sabem tão bem captar o imaginário da cidade como os seus poetas. Esse refinamento do espírito é um ingrediente importante na construção da qualidade de vida de uma cidade. Por isso, a Prefeitura homenageia esses nossos poetas, queridos, poetas que sonham grande a nossa cidade", afirmou.

Homenageados

Foram destacados os seguintes poetas: Jozailto Lima, Carlos Cauê, Marcelo Déda, Jeová Santana, Araripe Coutinho, Hunald Alencar, Hermes Fontes, Maria Cristina Gama, Santo Souza, Mário Jorge, Amaral Cavalcante e Ilma Fontes. 

Jozailto Lima

Baiano radicado em Aracaju, Jozailto Lima, de 57 anos, é um renomado jornalista e autor premiado, já tendo publicado quatro livros de poemas. O escritor é reconhecido pelo tato e sensibilidade com que trata a vida e suas impressões sobre ela.

Carlos Cauê

Jornalista e publicitário, Carlos Cauê esteve à frente de diversos cargos públicos relevantes no estado de Sergipe, onde atualmente é secretário municipal de Governo. Com dois livros publicados em sua carreira de escritor, Cauê é reconhecido por explorar o romantismo em suas obras. 

Marcelo Déda

Advogado, político e escritor, Marcelo Déda Chagas foi uma das figuras públicas mais importantes de Sergipe. Falecido em 2013, Déda era um excelente orador e poeta, tendo deixado uma herança literária importante para o estado. Seus poemas foram agrupados e publicados no ano de 2014, no livro intitulado "Improvável Poética".

Jeová Santana

Aracajuano formado em Letras, Jeová Santana é um escritor premiado por seus escritos. Autor de contos, prosas e poesias, Jeová se destaca pelo seu talento e por se debruçar sobre temáticas pertinentes em suas obras.

Araripe Coutinho

Nascido no Rio de Janeiro no dia 13 de dezembro de 1968, Araripe Coutinho se mudou para Aracaju em 1979, onde consolidou sua carreira literária. Com 13 livros lançados, o escritor, falecido em 2014, atuou como jornalista e foi uma figura importante no Estado.

Hermes Fontes

Hermes Fontes foi um poeta, escritor e caricaturista sergipano, nascido em 1988 e falecido em 1930. O escritor fez carreira no Rio de Janeiro e chegou a publicar dez livros e foi consagrado como um dos melhores poetas brasileiros.

Hunald Alencar

Hunald Alencar nasceu em Estância e chegou a ocupar uma cadeira da Academia Sergipana de Letras. Tendo publicado mais de dez livros, o poeta, que atuou também como jornalista e professor de português, fez história no cenário literário do Estado.

Maria Cristina Gama

Autora de quatro livros de poesia, a escritora e compositora Maria Cristina Gama, falecida em 2010, é um dos principais nomes femininos da literatura sergipana.

Santo Souza

Nascido na cidade sergipana de Riachuelo, Santo Souza foi membro da Academia Sergipana de Letras, membro efetivo da Associação Sergipana de Imprensa e membro correspondente da Academia Paulista de Letras. O escritor lançou 19 livros em sua carreira. 

Mário Jorge

Mário Jorge foi um dos poetas sergipanos mais importantes, tendo publicado o livro intitulado "Revolição", além de poemas e artigos em jornais e revistas de Sergipe.

Amaral Cavalcante

Jornalista, poeta e membro da Academia Sergipana de Letras, Amaral Cavalcante, é um poeta nascido na cidade de Simão Dias, reconhecido por criar o jornal Folha da Praia e por sua obra literária.

Ilma Fontes

Escritora, roteirista, cineasta e jornalista, Ilma Fontes, escolhida a "Mulher do século XX" do Estado de Sergipe, publicou diversos livros e é uma das figuras mais importantes do cenário audiovisual sergipano.