Consulta Pública apresenta nova perspectiva do programa de Requalificação da Região Oeste

Planejamento e Orçamento
20/10/2017 19h01

Mais uma etapa cumprida para a realização de uma importante ação estruturante na capital. Na tarde desta sexta-feira, 20, foi realizada a consulta pública que versou sobre a nova perspectiva para um programa que visa promover a requalificação urbana de parte da região Oeste da capital, através de uma operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A consulta ocorreu no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, contando com a presença de representantes de entidades, movimentos sociais, instituições e autoridades com ação correlata ao tema.

 

Inicialmente, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, fez uma apresentação dos princípios que norteiam essa modificação no que havia sido inicialmente previsto. “Por conta da crise financeira, a Prefeitura de Aracaju não teria condições de arcar com as contrapartidas necessárias para efetivar a operação de crédito. Por isso, o projeto inicial que previa a construção de uma avenida, denominada Juscelino Kubitschek, conhecida anteriormente como ‘Perimetral Oeste’, foi suprimido. O trecho a sofrer a intervenção, nesse momento, foi reduzido”, explicou o secretário.

 

Os detalhes técnicos de engenharia foram explicados pelo diretor-presidente da Emurb (que também responde pela Secretaria Municipal de Infraestrutura), Sérgio Ferrari, ao destacar, por exemplo, que, neste primeiro momento, também haveria uma redução significativa dos gastos com indenizações, já que a extensão da via foi reduzida. “A via a ser implantada inicia no Lamarão, nas imediações do residencial Vitória da Resistência, até a avenida Santa Gleide, fazendo a conexão com a BR 101, desafogando o trecho da avenida Euclides Figueiredo, e trazendo uma representativa melhoria para o acesso aos bairros da zona Norte da cidade”, detalhou.

 

Requisitos

 

A diretora do Departamento de Programas e Projetos Especiais (DPE) da Seplog, Michele Alves, que é a responsável por essa interface com o banco, fez uma intervenção explicando em detalhes os mecanismos para a contratação da referida operação de crédito. “Estamos buscando atender a todos os requisitos estabelecidos pelo BID, pois, sabemos da importância dessa obra para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores da região. Além disso, outras iniciativas importantes podem derivar dessa ação que é fundamental para a população de Aracaju”, explicou a técnica que vem conduzindo esse processo com o BID desde 2013.

 

Para o vereador Américo de Deus, que acompanhou a consulta, esta é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre a abrangência do projeto. “Nós tínhamos a expectativa por essa iniciativa de maior porte, mas entendemos que o cenário de crise é um fator complicador. O importante é que todos aqui puderam ter maior conhecimento sobre essa iniciativa fundamental para os moradores da região Oeste, que concentra grande número de habitantes”, destacou.

 

Já o presidente da Associação de Moradores do Bugio, José Aragão Barroso, destacou a importância da administração municipal buscar ampliar a participação popular nas decisões estratégicas. “A Prefeitura de Aracaju está de parabéns por articular iniciativas como essa, de onde grande ideias podem surgir em benefício do povo. A região Oeste, é uma das mais populosas, tem muitas carências, e devemos somar esforços para buscar a solução dos graves problemas que encontramos lá”, pontuou.


Todo o material fruto da consulta pública será sistematizado e incorporado aos demais requisitos estabelecidos pelo BID, para subsidiar a respectiva avaliação.  A população e os interessados ainda podem formular questionamentos e dar sugestões a serem avaliadas nesse processo através do email consulta.requalificação@aracaju.se.gov.br.