Escola Papa João Paulo II comemora o “Dia mundial para um futuro sem cárie”

Educação
21/10/2017 13h48

Um manhã cheia de sorrisos. Foi assim que as crianças comemoraram o “Dia mundial sem cárie” na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II neste sábado, 21. O evento é uma iniciativa internacional e em Aracaju foi fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a Associação Brasileira de Odontologia e a Universidade Tiradentes (Unit).

Os alunos das Emef, receberam de suas professoras uma semana cheia de atividades lúdicas sobre a importância da saúde bucal e hoje eles apresentaram os seus trabalhos ao alunos do curso do curso de Odontologia da Unit. Com muita arte eles fizeram escovas de dentes e bocas gigantes para demonstrarem a correta escovação, fizeram paródias e se apresentaram cantando e dançando, além da apresentação da peça de teatro “Boquinha Saudável”.  

Fabian Adriel Silva Barbosa tem apenas 3 anos, mas tinha na ponta da língua a felicidade de estar participando desse momento. “Eu estou muito feliz, cantei, dancei e aprendi como escovar meus dentes, agora já sei fazer sozinho”, afirmou. Já Samuel Severo Mangueira reconheceu que estava escovando os dentes de forma errada, mas hoje aprendeu como fazer.

Os alunos do curso de Odontologia da UNIT apresentaram um peça de teatro e ensinaram todas as crianças a correta escovação, além disso as crianças contaram com a pintura artística e com a distribuição de kits de higiene bucal contendo escovas de dentes, creme dental, um folheto ilustrado mostrando como escovar corretamente os dentes e um sabonete antibacteriano. Foi com a máscara do desenho Ladybug, pintada em seu rosto que Mirian Batista, 5 anos, demonstrou que aprendeu direitinho a escovar seus dentinhos. “Veja eu já sei como escovar todos os meus dentinhos, circulo a escova em cada dentinho e depois escovo a língua também”, detalhou enquanto mostrava na prática como fazer.

A diretora da escola, Silvana Silva, destacou a importância desses momentos de educação integral na unidade de ensino que dirige. “Nós passamos a semana trabalhando com os nossos alunos a importância da saúde integral, a saúde bucal foi o mote para desenvolvermos, através de atividades lúdicas, as artes, o compromisso, a disciplina, o espírito de união, as atividades curriculares foram trabalhadas e hoje é a culminância desse projeto fundamental para a nossa escola, pois é um projeto que promove, na prática, o desenvolvimento humano de forma integral”, destaca.