Sejesp e parceiros vão implantar Projeto Praia Para Todos

Agência Aracaju de Notícias
23/10/2017 12h32

A semana começou com um grande avanço para as Pessoas com Deficiência (PcD). Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 23, na sede do Ministério Público de Sergipe, o termo de cooperação técnica relacionado ao projeto Praia Para Todos. O projeto, que conta com a parceria direta da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), irá facilitar o acesso à praia e tem data prevista de lançamento para novembro, através de parcerias públicas e privadas.

Na reunião, estiveram presentes representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outros órgãos. O secretário municipal de Juventude, Jorge Araujo Filho, também participou da assinatura do termo e ressaltou a importância da parceria.

“Não queremos criar uma coisa nova e sim dar uma nova roupagem para que o projeto Estrelas do Mar, que já existe, possa atender a mais pessoas. Estamos nos somando para dar uma amplitude maior, para que realmente a praia seja para todos”, afirmou. Para viabilizar o projeto, a Sejesp investiu pouco mais de R$ 67 mil reais em equipamentos. Serão ofertadas dez cadeiras anfíbias, que são aquelas com pneus desenvolvidos para flutuar na água e não afundar na areia; 50 camisas com proteção Ultravioleta (UV) e 30 pranchas de bodyboard.  

“Seguindo a linha que o prefeito Edvaldo Nogueira vem determinando, de fazermos uma gestão pública inovadora, buscando sempre parcerias, tivemos a felicidade de incluir esse projeto no Planejamento Estratégico municipal e hoje é um dos nossos marcos. Fico muito feliz pelo viés social que tem o projeto, pois estamos vendo na prática a inclusão social através do esporte”, finalizou o secretário.

A promotora Berenice Andrade de Melo comentou a expectativa pela continuidade do projeto. “Nós não imaginamos a grandeza desse projeto uma vez que, para nós, é tão fácil chegar ao mar. Imaginem o prazer do cadeirante ao ter a oportunidade de tomar um simples banho de mar. Vamos trabalhar para que esse projeto não tenha finitude e que os próximos que vierem a ocupar nossos cargos se comprometam em dar continuidade”, acrescentou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também esteve presente na reunião, através do secretário adjunto Valdiosmar Vieira, que também assinou o termo. “Nessa gestão criamos uma coordenação especifica para a pessoa com deficiência e essa coordenação também tem tido uma ligação direta com esse projeto. Além disso, estamos encaminhando usuários do serviço Centro-Dia, que é um equipamento público da Secretaria para atendimento de pessoas com deficiência, e estamos fazendo a intermediação para participarem do projeto. Agora, oficializamos nossa contribuição”. A Assistência irá contribuir, entre outras ações, com financiamento de alguns itens necessários para o cotidiano do Praia Para Todos.

Estrelas do Mar

O projeto Estrelas do Mar existe há seis anos. Coordenado pelo cabo da Polícia Militar de Sergipe, Byron Silva, e com ajuda de voluntários, as atividades acontecem todos os sábados pela manhã na praia de Aruana, em Aracaju, e leva cerca de 120 pessoas com deficiência a praticarem esportes náuticos, como o bodyboard, a cada sábado. Graças às parcerias firmadas, a expectativa é de ampliação para o dobro de pessoas beneficiadas.

“É de suma importância esse reconhecimento do Município com o projeto Estrelas do Mar. Apesar de todos os entraves da administração pública, como a situação financeira, o secretário Jorge Araujo se esforçou para que pudesse garantir a mais pessoas o direito de acessibilidade nas praias. O projeto vai ganhar mais força graças ao apoio da Prefeitura de Aracaju”, destacou Byron.