Grupo Renantique é atração na próxima edição do Quinta Instrumental

Cultura
23/10/2017 13h03

A próxima edição do projeto desenvolvido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental, terá um repertório de músicas antigas. O Renantique se apresentará na próxima quinta-feira, 26, num palco que vem mostrando talentos de Sergipe. O grupo é um dos poucos do Brasil, e único em Sergipe, que executa músicas no estilo Renascentista.

O tradicional Conjunto de Música Antiga Renantique, atração da noite que começará a se apresentar partir das 19 horas, no Centro Cultural de Aracaju, promete fazer um espetáculo diferenciado e inesquecível. Há mais de 20 anos, os artistas se apresentam com o objetivo de tornar as músicas renascentistas e medievais mais acessíveis.

Renantique

Criado em junho de 1996, o Grupo de Música Antiga Renantique possui a estrutura de um Broken Consort renascentista, no qual são combinados vários instrumentos da Idade Média e da Renascença, e vozes (soprano, alto, tenor, contratenor e baixo-barítono), utilizando-se antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes.

 

Desde que foi criado, o grupo difunde um amplo repertório da Idade Média e da Renascença, a exemplo de Canções de Cruzada; dos Troubadours, Trouvères e Minnesingers; Cantigas de Santa Maria do rei Alfonso X, el Sábio, e Cantigas de Amigo de Martin Codax (séc. XIII); Manuscrito de Carmina Burana (séc. XII-XIV); Danças Medievais & Renascentistas; Trecento Italiano; Franco-Flamenga (séc.XV); Henrique VIII; Elizabetana; Teatro de Shakespeare e Música Ibérica do séc.XVI.

 

Agenda musical

Desenvolvido através do planejamento estratégico realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o Quinta Instrumental nasceu com o propósito de ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes. E, em um curto espaço de tempo, tornou-se um atrativo na agenda cultural, oferecendo aos aracajuanos e turistas uma música de qualidade e totalmente gratuita.


O evento sempre acontece nas quintas-feiras, exceto nos feriados, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão, no Marco Zero de Aracaju, às 19 horas.