Preparação para a Prova Brasil é intensificada

Educação
23/10/2017 16h17

A preparação para a Prova Brasil está sendo intensificada esta semana de 23 a 27 de outubro. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju estão realizando simulados preparatórios, atividades de facilitação do conhecimento desde o mês passado. O objetivo é preparar 2.421 alunos do quinto ano e 1.018 alunos do nono ano para a Prova Brasil que tem início nesta segunda-feira, 23.

Ao todo, alunos de 44 escolas da rede de Educação de Aracaju farão a prova cujo objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal. São as médias de desempenho no exame que subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de aprovação nessas esferas. A prova é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Na Emef Oscar Nascimento os alunos se prepararam com atividades de meditação antes do início dos simulados. A coordenadora pedagógica, Adla Poderoso, explicou que a atividade tem gerado bons resultados. “Antes de cada simulados os alunos estão participando de uma dinâmica de técnicas de respiração e de uma aula de ioga. A gente percebe que eles ficam mais tranquilos e conseguem se concentrar melhor na prova”, destaca.

Já na Emef Olga Benário, os alunos vinham com uma rotina intensa de revisões, resoluções de questões e aulas para tirarem as dúvidas, mas de acordo com o calendário do MEC eles realizarão as provas nesta terça-feira, 24, então hoje o dia foi dedicado ao relaxamento. “Hoje nossos alunos participaram de sessões de cinema com pipoca, de audição de músicas e de uma aula de relaxamento. Investimos no lúdico, pois sabemos que eles estão bem preparados então a intenção hoje é relaxar para que amanhã eles façam um bom exame”, explicou a coordenadora da unidade de ensino, Jurema Cristina Machado.

Luana Santos Cerqueira é aluna do 5° ano na Emef Oscar Nascimento e afirma que se preparou bem para a prova. “Eu participei de todos os simulados, resolvi as questões, nós contamos o tempo para responder o cartão de respostas e hoje relaxamos um pouco porque a tensão é grande, mas nós sabemos que estamos preparados”, avaliou a aluna de 11 anos. Já Jonathan Abreu, também aluno do 5° ano, disse que está com tudo na cabeça. “Nós todos precisávamos relaxar hoje porque a responsabilidade é grande, mas nós aprendemos e estamos confiantes", completou.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de aprovação. A Prova Brasil acontecerá entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro de 2017.