Grupo de teatro da Sema sensibiliza servidores e colaboradores sobre consumo consciente

Meio Ambiente
01/11/2017 12h21

Com o objetivo de estimular os servidores a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional, o grupo de teatro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema),  EArte, formado por integrantes do setor de Educação Ambiental, promoveu na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, atividades lúdicas sobre consumo consciente.  
 
“A adoção de princípios sustentáveis na gestão pública exige mudanças de atitudes e de práticas. E para ampliarmos esse tipo de conduta para os outros órgãos, é necessário que comecemos por aqui, como já estamos fazendo. Os servidores da Sema precisam, cada vez mais, contribuir para a melhoria da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente, gerando também uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho”, declara o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana. 
 
Assim que chegaram em seus setores de trabalho, os servidores foram surpreendidos pelo EArte , que apresentou uma esquete teatral com os primeiros resultados sobre a redução de gastos na secretaria, graças à adesão de todos.  Formado pelos atores Erika Santana, Paulo Bonfim e Euler Lopes, a apresentação contou com bastante humor e ludicidade, uma forma de chamar a atenção dos servidores.
 
“Acreditamos que o ideal seria não trabalhar com o convencional, mostrando apenas os resultados desse consumo consciente praticado pelos servidores, mas, sim, utilizarmos um pouco do humor, do lúdico, com o objetivo de chamar ainda mais a atenção de todos e apresentar os resultados de forma leve e descontraída”, explica a estudante de Teatro e uma das integrantes do EArte, Erika Santana. 

Resultados 
 
O analista ambiental da Sema e integrante da Comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da secretaria, Cleverton Silva, explica que as ações conscientes que vêm sendo realizadas pelos servidores e colaboradores da secretaria de que  fomentar o incentivo à continuidade dessas práticas é valorizar uma gestão mais sustentável.
“Estamos alimentando uma planilha de sistema de monitoramento com os dados da otimização do uso dos recursos da secretaria, derivada das ações da Agenda Ambiental na Administração Pública. De julho até setembro deste ano, já é notável a diferença de economia, principalmente em energia, impressão; e substituição de materiais de uso, como troca de copos descartáveis por canecas.”, afirma Cleverton Silva. 

Agenda Ambiental na Administração Pública- A3P
 
O programa A3P é instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e objetiva à redução de gastos dentro do órgão público através de práticas mais conscientes, como economia de energia e de água, gerando o mínimo de rejeitos e adquirindo produtos que causam menos danos ao meio ambiente. 
 
O Ministério do Meio Ambiente estrutura o programa A3P em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos cinco R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis. 
 
A proposta é ampliar essa gestão sustentável para todas as secretarias municipais, objetivando o engajamento de todas elas.